Para amenizar calor, ruas no interior de SP são pintadas de azul

às

A prefeitura da cidade de Tietê, no interior do Estado de São Paulo, tomou uma decisão inusitada para amenizar o calor na região: pintar as ruas de azul. O objetivo é diminuir a absorção do calor pelo asfalto, que ocorre devido a cor escura. A medida também pode refletir na conta de luz dos moradores, já que, com a diminuição do calor, o uso de ventiladores e ar-condicionado também se reduz, economia que pode chegar a 10%.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Tietê, George Nicolosi, a cor azul reflete mais a luz e gera menos transtorno visual, motivo que levou a Prefeitura a escolher a cor para cobrir as ruas da cidade. “Embora o branco absorva mais, ele tem uma particularidade de gerar muita luminosidade e causa transtorno visual. Azul favorece conforto visual e térmico”, explica. “Você tem um ambiente com temperatura mais amena e vai demandar menos capacidade de resfriamento de um ar-condicionado, por exemplo, e vai consumir menos energia”, afirma o secretário.

As primeiras ruas a serem pintadas foram as que ficam próximas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas a prefeitura pretende expandir a pintura para outras localidades. A medição de temperatura confirmou: no asfalto escuro, sem pintura azul, a temperatura chegou aos 54ºC. Já na parte com tinta azul, o termômetro registrou 47ºC.

Especialistas também confirmam a “tese”. Segundo o engenheiro agrônomo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no Estado de São Paulo, cores mais claras, como o azul, aquecem menos o ambiente.“Quanto mais próximo do branco, menos aquecido o ambiente fica. Então, você tem essa relação de ganho de conforto técnico. É uma ideia interessante, usada em vários países da Europa, nos Estados Unidos, Japão”, explica. “Aqui no Brasil a gente consegue enxergar construções novas com telhados mais claros e com cores mais claras para conforto térmico e custo de energia mais baixo para resfriamento do imóvel”, finaliza o também professor de meteorologia.

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias