O Flamengo segue com a maior torcida do Brasil, com 21,9% da preferência. Seguido por Corinthians (14,2%), São Paulo (9,9%), Palmeiras (7,7%) e Vasco (6,2%). É o que indica pesquisa inédita realizada pelo instituto Atlas Intel.
Foram 1.600 respostas pela internet entre 6 e 20 de abril, em respostas captadas em 640 municípios em todo o país – leia sobre a metodologia da pesquisa mais abaixo. A margem de erro é de 2% na consulta da empresa especializada em pesquisas políticas que pela primeira vez fez consulta sobre tamanho de torcidas.
Entre as cinco maiores torcidas do Brasil, não houve movimentação da preferência do que já apontavam pesquisas recentes de outros institutos, como a encomendada pelo jornal “O Globo” ao Ipec no ano passado. A única dissonante foi publicada recentemente pela Quaest e pela rádio Itatiaia, de Minas Gerais, que apontava Atlético-MG e Cruzeiro na quinta e na sexta posições, respectivamente.
O detalhe é a proximidade do Cruzeiro, sexto colocado, para o Vasco – o clube carioca leva vantagem de apenas 0,1%. Na sétima posição está o Grêmio, seguido de Atlético-MG, Bahia e Internacional.
Fluminense, Santos, Botafogo, Sport e Athletico Paranaense fecham a lista das 15 maiores torcidas do país na pesquisa do AtlasIntel.
Flamengo lidera em três das cinco regiões
A pesquisa discriminou preferências por gênero, escolaridade, renda familiar, regiões do país, faixa salarial e até religião. No Sudeste, a liderança é do Corinthians, um pouco à frente do Flamengo. Os rubro-negros só não lideram em duas regiões – a outra é a Sul, que tem Grêmio e Internacional com mais da metade da preferência e os flamenguistas em sexto lugar.
No Nordeste, o Flamengo está no coração de quase 30% dos torcedores. Em segundo lugar, fica o São Paulo, e depois vêm, pela ordem, Bahia, Corinthians e Vasco. Detalhe: quase 70% das pessoas que responderam no Nordeste não se declararam torcedoras de times da região.
Corinthians lidera em faixa salarial mais alta
A pesquisa aponta que na faixa dos entrevistados que recebem até R$ 2 mil de renda familiar, Flamengo e Corinthians somam 46% do público da pesquisa. O Flamengo tem a maior torcida nessa faixa de renda, com 26,4%, enquanto o Corinthians tem 19,6%. São Paulo (10,8%), Palmeiras (5,6%), Atlético-MG e Cruzeiro (ambos com 4,1%) completam os cinco primeiros. Quinta maior torcida do Brasil, os vascaínos representam a terceira maior (11%) na faixa salarial de R$ 2 mil a R$ 3 mil.
Entre os que responderam ter a renda salarial mais alta, acima de 10 mil, o Corinthians lidera com 15,6%, seguido de Flamengo (14,2%), Grêmio (12,1%), Cruzeiro (11,5%) e São Paulo (7%).
Vasco fica em 2º entre mais velhos; Fla lidera em todas as idades
A torcida do Flamengo está em primeiro lugar em todos os recortes de idades. No entanto, há algumas particularidades em cada categoria. O Vasco aparece em segundo lugar entre os mais velhos, de 60 a 100 anos, enquanto fica apenas na 10ª colocação entre os mais jovens. O que indica a falta de renovação dos vascaínos em crise política-econômica-desportiva desde o início dos anos 2000.
A torcida do Bahia, apontada como a maior de um time do Nordeste, fica em quarto lugar entre os mais jovens no país. A do Corinthians aparece na segunda posição em três faixas etárias diferentes, mas entre os mais velhos é a quinta. Veja a lista abaixo.
Cruzeirenses mulheres em alta
No recorte da pesquisa, há poucas diferenças entre o número geral e o de homens. Mas entre as mulheres, sim. O Cruzeiro, por exemplo, é o preferido de 6,4% delas – ocupando a quarta posição, ultrapassando Vasco e Palmeiras. As diferenças são menores na ponta da tabela entre os líderes Flamengo, Corinthians e São Paulo.
Sobre a metodologia
A pesquisa Atlas colhe as informações organicamente durante navegação de rotina na internet – em smartphones, tablets, laptops ou computadores. O método – conhecido como RDR (Recrutamento Digital Randômico) – foi desenvolvido pelo AtlasIntel para calibrar as chamadas “amostras robustas”, para assegurar retratos representativos da população alvo – ou seja, a calibragem buscava atingir principalmente pessoas interessadas em futebol que navegavam na internet.
De acordo com o instituto de pesquisa, este método tem duas vantagens: contempla diversas fontes de vieses e lida com a possível super ou sub-representação de grupos demográficos.
A outra é que evita possível impacto psicológico da resposta ao pesquisador nas ruas ou em residências. O AtlasIntel acredita que a pessoa consultada pode responder em condições completamente anônimas e sem receio de causar impressão negativa para o entrevistador ou para pessoas que possam estar ouvindo as respostas.
Além da metodologia, a maior diferença da pesquisa pela internet é o número de municípios consultados. A pesquisa Ipec do ano passado foi a 128. A mais recente da Quaest e da rádio Itatiaia (MG) teve 325 cidades. A do AtlasIntel recebeu respostas de 640 municípios brasileiros.
Perfil dos entrevistados (em %)
Para garantir a representatividade em nível nacional, as amostras da Atlas são pós-estratificadas usando um algoritmo interativo em um conjunto mínimo de variáveis de destino: sexo, faixa etária, nível educacional, nível de renda, região e comportamento eleitoral anterior. As amostras resultantes do processo de pós-estratificação se assemelham ao perfil da população adulta do Brasil, inclusive daqueles que possuem acesso mais limitado à tecnologia.
Crédito: ge.globo.com