Protejo de Lei de Guilherme Delaroli visa proteção do consumidor

às
unnamed
Foto: Thiago Lontra/Alerj

Para impedir a cobrança de valor diferente nos postos de combustíveis, caso o aplicativo de fidelização esteja fora do ar, o deputado estadual Guilherme Delaroli (PL) apresentou o projeto de lei 3878/2024 na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), visando a proteção do direito do consumidor.

Além disso, leia também

Relatos de acesso ao X pode ser instabilidade no bloqueio, diz STF

De acordo com a proposta, ficam estabelecidas regras para a divulgação aos consumidores de preços promocionais vinculados ao uso de aplicativos de fidelização nos postos revendedores de combustíveis automotivos.

Além de proibir a cobrança de preço diverso do valor promocional informado, quando o consumidor estiver cadastrado no aplicativo de fidelização e este, por problema técnico ou de conexão ao servidor estiver indisponível, a proposta estabelece que, na ocorrência da indisponibilidade, a verificação do cadastro no programa de fidelidade, para fins da aplicação do valor promocional, ocorrerá através de busca pelo número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do consumidor.

Ainda de acordo com o projeto de lei, na concessão de desconto nos preços de forma vinculada ao uso de aplicativos de fidelização pelos postos revendedores de combustíveis, deverão ser informados ao consumidor: o preço real, de forma destacada; o preço promocional, vinculado ao uso do aplicativo de fidelização, na mesma peça de divulgação do preço real; e o valor do desconto.

O descumprimento acarretará em penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

“É preciso deixar de forma mais clara possível ao consumidor os benefícios para utilização dos aplicativos, além de assegurar o desconto mesmo em caso de indisponibilidade. De que adianta ter o aplicativo e chegar no posto não conseguir desconto porque a internet está ruim ou o próprio aplicativo instável? O projeto de lei tem o objetivo de impedir que o consumidor seja enganado ou lesado”, explica o deputado Guilherme Delaroli. 

O PL 3878/2024 será analisado pelas comissões de Constituição e Justiça; Defesa do Consumidor; Economia; e Orçamento.

Projeto de Lei. O PL visa impedir a cobrança diferenciada nos postos de combustíveis, caso o aplicativo de fidelização esteja fora do ar
Foto: Thiago Lontra/Alerj

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Veja também

às
Menina de 14 anos foi ferida no quadril após pai entrar por engano na comunidade Baixa do Sapateiro
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Homem é preso transportando cerca de uma tonelada de drogas Protejo de Lei de Guilherme Delaroli visa proteção do consumidor Relatos de acesso ao X pode ser instabilidade no bloqueio, Tiroteio em Cabo Frio deixa […]

Últimas Notícias