Através de uma votação internacional, com mais de 200 mil participantes, o Real Gabinete Português de Leitura, localizado no Centro do Rio de Janeiro, foi escolhido como a 8ª biblioteca mais bonita do mundo. O espaço é considerado um símbolo da herança portuguesa no Brasil, atualmente possui aproximadamente 360 mil livros catalogados e recebe cerca de 1.300 visitantes por dia.
Leia também: FLIM 2025 supera número de visitantes da última edição
A votação realizada pelo site “1000 Libraries” (1000 Bibliotecas) – idealizado por um francês, que anualmente elege as bibliotecas mais bonitas do mundo – recebeu mais de 200 mil votos e elegeu espaços localizados em países como Irlanda, Suíça e Austrália. Estas, inclusive, ocupam as três primeiras posições no top 10.
De acordo com o site, o Real Gabinete Português de Leitura “continua sendo celebrado por sua arquitetura esplendorosa e por seu duradouro compromisso com a literatura portuguesa”.
O salão principal do espaço possui 400 metros quadrados, com artefatos, antiguidades e obras de arte. Fundado em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses que tinham como objetivo reunir o conhecimento, a cultura e a literatura de seu país de origem.
No Centro do Rio, o Real Gabinete funciona entre segunda e sexta-feira, de 10h às 17h, com entrada gratuita.
Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!