Incêndio florestal no Chile devasta cidade com mais de 90 mortos, Gabriel Boric atual presidente que viajou para a região de Valparaíso, decretou “estado de emergência por catástrofe para ter todos os recursos necessários” para combater os incêndios.
“Dadas as condições da tragédia, o número de vítimas certamente aumentará nas próximas horas”, disse o presidente Gabriel Boric.
O presidente chileno prometeu ainda que será investigada eventual causa intencional dos incêndios “até às últimas consequências” e disse que o Exército e os policiais reforçaram a vigilância nas zonas onde há focos ativos de incêndio.
As áreas mais afetadas são as de Valparaíso, O’Higgins e Araucanía, na região central do Chile.
Com caminhões e helicópteros, bombeiros lutam para conter as chamas em diversas áreas de Valparaíso, onde vivem quase um milhão de habitantes. Vídeo divulgado nas redes sociais pelos Bombeiros do Chile mostram a tentativa de combater o fogo em Valparaíso
Leia também – Avião de pequeno porte cai em parque de trailers residenciais na Flórida, Estados Unidos siga nossa Redes Sociais.
As autoridades disseram que a tragédia é a pior desde o forte terremoto de 2010, que deixou 500 mortos.
De acordo com o Ministério do Interior, cerca de 14 mil casas foram danificadas pelos incêndios somente nas áreas de Viña del Mar e Quilpué.
Diante da situação de emergência, o governo resolveu implementar um toque de recolher a partir das 21h nas regiões mais atingidas. Além disso, militares foram convocados para ajudar os bombeiros no combate às chamas.
“Estamos juntos, todos nós, lutando contra a emergência. A prioridade é salvar vidas”, disse o presidente Boric.