O que é a Starship, a nave espacial de Elon Musk. A Starship realizou seu terceiro voo teste, o mais bem-sucedido, na última quinta-feira (14).
O que é a nave? A Starship é uma nave espacial que está sendo desenvolvida para, no futuro, transportar pessoas e equipamentos para a Lua e para Marte. É considerada a maior ou a mais poderosa da história.
A empresa por trás da empreitada é a americana SpaceX, especializada no setor aeroespacial, que tem como dono o polêmico bilionário Elon Musk e possui uma divisão de internet por satélite chamada Starlink.
Musk também é dono da rede social X (antigo Twitter) e da fábrica de carros elétricos Tesla.
Quando custa? O custo do projeto Starship, que começou em 2012, nunca foi divulgado. Inicialmente, Musk estimou que os gastos ficariam entre US$ 2 bilhões e US$ 10 bilhões.
Como a SpaceX não é uma empresa com ações em bolsa de valores, ela não é obrigada a publicar balanços.
A SpaceX ganha dinheiro operando foguetes menores que o da Starship para lançar satélites e sondas espaciais, e também faz voos tripulados: leva astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e investe no turismo espacial.
Leia também – Pedras gigantes despencam e esmagam caminhões no Peru siga nossa redes sociais.
A empresa faz missões privadas e também para a Nasa, a agência espacial americana, e ficou famosa pelos foguetes reutilizáveis. Ela tem sua própria base de lançamentos, em Boca Chica, no Texas.
🌕 Para que a Starship será usada? A nave deverá realizar voos de carga no programa Artemis, uma série de missões que a Nasa, a agência espacial americana, planeja para levar humanos de volta à Lua, a partir de 2026.
Os planos para a Starship também incluem o turismo espacial: dois voos que levarão artistas ao redor da Lua, com cerca de uma semana de duração cada um. Não há previsão para acontecerem.
O bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, que desenvolveu a nave, diz que ainda haverá centenas de testes até que a Starship possa transportar pessoas. Ele pretende usá-la em viagens tripuladas para Marte, o que seria algo inédito. A ideia é abrir caminho para jornadas com até 100 pessoas em voos interplanetários.
Como estão os testes? O mais recente, na última quinta, foi considerado o mais bem-sucedido por alguns fatores, entre eles:
- pela primeira vez, a Starship ficou cerca de 50 minutos no ar, quase completando sua trajetória. O plano era que ela pousasse no Oceano Índico, mas a empresa perdeu o contato com a nave pouco depois de anunciar que ela estava a caminho de reentrar na órbita terrestre. Depois, a SpaceX confirmou que a Starship foi destruída antes de retornar.
- o foguete Super Heavy, que impulsiona a Starship e é o mais poderoso da história, realizou a decolagem e a separação da cápsula (a nave) sem maiores problemas, apesar de não ter completado o pouso no Golfo do México, como previsto.
A Starship está sendo testada desde 2019. Os primeiros voos, sem sair da órbita terrestre, foram sem o propulsor Super Heavy. Neste início, o primeiro pouso bem-sucedido só aconteceu em 2021.
Os primeiros testes acoplada ao foguete Super Heavy foram em 2023. No primeiro, o propulsor e a nave foram explodidos pela própria SpaceX, em uma decisão técnica, pouco depois da decolagem.
No segundo, o foguete explodiu após se separar da Starship, que também foi destruída pouco depois de deixar a órbita da Terra.
Como é a Starship? Veja as principais características:
- tem 50 metros de altura (chegando a 120 m, quando acoplada ao foguete Super Heavy, também chamado de “primeiro estágio”) e 9 metros de diâmetro.
- poderá transportar até 100 pessoas.
- tem capacidade para transportar até 250 toneladas, se puder ser descartada após uma missão, e 150 toneladas, quando precisar ser reutilizada, daí o título de nave mais poderosa ou maior da história.
Crédito: g1