Quase 30 anos depois, Corte Internacional julga Brasil por tragédia com bebês em Cabo Frio

O caso envolve as mortes de 96 bebês em uma clínica pediátrica em Cabo Frio, nos anos 1990
às
foto destaque site (71)
Foto: Banco de Imagem

Em setembro, o Brasil será julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre o caso que investiga as mortes de 96 bebês em uma clínica pediátrica em Cabo Frio – no período entre 1996 e 1997. Segundo a denúncia, teriam acontecido negligência médica e falhas nas investigações. A CIDH pede a condenação do Estado Brasileiro – que julgou o ocorrido na época – e reparação integral às famílias das vítimas.

Ainda de acordo com a denúncia, o Brasil não teria tomado decisões adequadas durante as investigações das mortes, que teriam apontado uma bactéria, a Klebsiella pneumoniae, como responsável pela tragédia. Na ocasião, parentes dos bebês denunciaram o caso ao Ministério Público do Rio de Janeiro, mas ninguém foi condenado.

Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania afirmou que caso o Brasil seja condenado, as determinações serão cumpridas. 

Se houver condenação, o Estado brasileiro deve cumprir as determinações da Corte, com articulações aos órgãos competentes para garantir a reparação”, informa a nota.

A clínica pediátrica publicou uma nota repudiando o julgamento da Corte Internacional.

Discordamos da afirmação no sentido de que houve negligência médica de funcionários, posto que todos os médicos injustamente acusados foram absolvidos pela Justiça do Estado do Rio, tanto na primeira quanto na segunda instância, e em decisão unânime. Não é justo, e fere o bom senso e a razão, o fato de, passados quase 30 anos, vir uma Comissão de Direitos Humanos divulgar uma condenação esdruxula e arbitrária, que sequer deu direito de defesa aos médicos, que sequer os ouviu a cerca do caso”, diz a nota.

Foto: Banco de Imagem

Corte Internacional

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) é um órgão judicial autônomo da Organização dos Estados Americanos, sediado em San José (Costa Rica). A Corte faz o julgamento de casos em que um Estado responsável é acusado de violar direitos estabelecidos na Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José), após esgotamento das instâncias na CIDH.

Leia também: Operação na Reta Velha, em Itaboraí, acaba com dois mortos, um preso e fuzil apreendido

*Com informações do Jornal A Tribuna RJ.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Países que também são banhados pelo Oceano Pacífico, como Equador e Chile, emitiram alertas de tsunami após o fenômeno
às
Com a medida, todos os bens ou qualquer empresa associada ao parlamentar ficam bloqueados em território americano
às
De acordo a Prefeitura, o projeto também promete homenagear Darcy Ribeiro, Beth Carvalho e Maysa.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Ondas fortes provocam ressaca no litoral do RJ; Centro de Quase 30 anos depois, Corte Internacional julga Brasil por tragédia Carro atinge divisória da pista na Via Lagos, em Rio Cortejo de Preta Gil percorre Rio […]

Últimas Notícias