A Prefeitura de Maricá oficializou a criação da Medalha Alexandra Lambraki de Comunicação, lançada na noite desta quinta-feira (31), em parceria com o Grupo de Artistas de Maricá (GAM) e a Associação de Imprensa de Maricá (AIM). Na cerimônia de estreia, 22 profissionais de comunicação foram homenageados pela contribuição à memória coletiva e à identidade cultural do município. A honraria será concedida anualmente.
A cerimônia de lançamento aconteceu durante o encerramento da exposição ‘Memórias da Grega’, no espaço do GAM, em Araçatiba, e homenageia a trajetória de Alexandra Lambraki — artista plástica, jornalista e pesquisadora que deixou um legado marcante na história cultural de Maricá.
Um dos veículos homenageados com esta honraria inédita foi o Jornal Folha da Terra, que por quase 30 anos, se dedica a promover o diálogo e a informação de qualidade à população, por meio do compromisso com a ética, excelência e valorização da liberdade de expressão. O diretor do Jornal, Tiers Rangel, esteve presente para receber a Medalha Alexandra Lambraki de Comunicação.
“Gostaria de agradecer à Associação de Imprensa de Maricá e ao Grupo de Artistas de Maricá pela linda homenagem e pela honrosa Medalha Alexandra Lambraki de Comunicação. Recebo essa condecoração com alegria, representando o Jornal Folha da Terra e toda a equipe que torna esse reconhecimento possível com muito trabalho e dedicação. Parabéns pela realização do evento, que valorizou a comunicação local com sensibilidade e respeito. Seguimos firmes no compromisso de informar com verdade!“, afirmou Tiers.

Na abertura do evento, a presidente da AIM, Nathalia Muller, destacou a importância do nome da premiação.
“Alexandra Lambraki foi uma mulher de muita força, guerreira pela cultura e pela comunicação. Ter uma medalha com o nome dela carrega uma força gigante, pois representa muito para nós comunicadores e para os artistas de Maricá”, afirmou a presidente da AIM.
Alexandra Lambraki
Nascida na Grécia e maricaense por escolha, Alexandra foi fundadora do Jornal Correio de Ponta Negra (mais tarde, Correio da Cidade) e teve papel decisivo na criação do GAM, que presidiu entre 2021 e 2024. Seu trabalho reuniu acervo, memória e afeto em torno das histórias locais.
Com curadoria da produtora cultural Kikah Monteiro — atual presidente do GAM —, a exposição ‘Memórias da Grega’ proporcionou uma imersão na vida e obra da homenageada. Um dos destaques foi a instalação “Espaço Memória”, da fotógrafa Angela do Bem, que emocionou o público com registros marcantes da trajetória de Alexandra.
“É muito simbólico homenagear figuras tão significativas para Maricá. Alexandra atravessou o oceano ainda jovem e se dedicou intensamente à memória da nossa cidade. Este é um momento que une espiritualidade, cultura e história”, afirmou Kikah.
Leia também: Acidente com caminhão de tijolos causa bloqueio da pista, em Tanguá
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.