Na manhã desta segunda-feira (17), a sensação térmica no Rio de Janeiro ficou entre os 40ºC e 44ºC, colocando a cidade em nível de calor 4. Alunos do Colégio Estadual Professora Maria Terezinha de Carvalho Machado, da Praça Seca, realizaram um protesto contra a falta de ar-condicionado na unidade.
De acordo com o RJ1, a rede pública do Estado do Rio tem 200 escolas sem climatização. Ao todo, são 14 mil salas de aula em 1234 escolas.
Leia também: Após superar doença Macapá vence luta no UFC

Em resposta, o governo afirma que 60 dessas escolas estão em prédios conjuntos com a prefeitura, por isso o Estado não tem autonomia para equipá-los. E também informou que em 90 dias fará o repasse para que as unidades recebam a climatização.
O Rio atingiu nível de calor 4, dos cinco níveis possíveis, o que significa que a sensação térmica fica entre 40ºC e 44ºC, com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
A secretaria estadual de Saúde emitiu um alerta a 17 municípios sujeitos a atingir um nível de calor extremo, são eles: Aperibé, Barra Mansa, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Magé, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Três Rios e Volta Redonda.
As recomendações do Centro de Operações Rio (COR) são:
- Beba água;
- Use roupas leves;
- Tome banho gelado;
- Mantenha os ambientes arejados;
- Faça refeições leves;
- Use protetor solar;
- Evite exercícios ao ar livre entre 10h e 16h.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
wKexDi0j41s
9r9bGaT1ONv
g6zQg2vk47z
mudOUJxYi7T
fNKXEACDLQQ
qeMObVgMTtw
CUBtoO43zol