Um centro de monitoramento está sendo preparado em Rio Bonito, custeado por vários empresários da cidade, e deve ser inaugurado nos próximos dois meses. Nele, serão geradas imagens de cerca de 200 câmeras de segurança que serão espalhadas pelo município. O objetivo é que sejam feitos reconhecimentos faciais e de placas de veículos.
O centro de monitoramento já está sendo preparado, ele ficará localizado na antiga sede do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), no Centro. O prefeito Marcos Abrahão visitou as obras de reforma e explicou como vai funcionar a coleta de informações através das imagens.
Segundo ele, as informações coletadas aqui vão ser compartilhadas com o governo do estado e com o governo federal através de um convênio.
“Vamos ter, no começo, em torno de 200 câmeras espalhadas pela cidade e as imagens vão ser mostradas em um painel. Aqui também vai funcionar os dormitórios, pois será um centro 24h. Também terá o reconhecimento facial, por isso, qualquer indivíduo que entrar na nossa cidade com um mandado de prisão, ou algo parecido, ele imediatamente vai ser identificado e a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal já vão estar atentos para prender esse meliante. E também vamos ter o reconhecimento de placa. Os veículos que entrar em na nossa cidade e for roubado, tiver com mandado de busca e apreensão, seja administrativo ou judicial, também vai ser logo identificado e apreendido imediatamente”, explicou o prefeito.
Ele disse ainda que a estimativa é que o local esteja pronto e funcionando em dois meses, graças ao patrocínio de empresários e comerciantes da cidade, que financiaram o projeto.
“Fizemos uma reunião (com os empresários e comerciantes de Rio Bonito) e expliquei para eles da necessidade. Todo equipamento e contrato que estamos fazendo com a empresa de monitoramento é por conta da Prefeitura, porém, nós não tínhamos a verba para preparar a obra, então conversamos com os empresários e comerciantes. A grande maioria está patrocinando essa obra. Quero deixar o meu agradecimento a todos que estão participando para que isso possa se tornar realidade. Acredito que no máximo dois meses, se tudo correr bem da maneira que está indo, acredito que nós já vamos estar inaugurando”, pontuou Abrahão.

Por Lívia Louzada
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.