Polícia Civil e Militar fazem operação no Complexo do Alemão

A Polícia Militar e a Polícia Civil iniciaram nesta sexta-feira (26) uma grande operação conjunta no Complexo do Alemão
às
alemão
Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Militar e a Polícia Civil iniciaram nesta sexta-feira (26) uma grande operação conjunta no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A força-tarefa saiu para prender criminosos de outros estados que buscaram abrigo no conjunto de favelas, dominado pelo Comando Vermelho, a maior facção do tráfico do RJ.

As equipes foram recebidas a tiros, e disparos eram ouvidos em regiões vizinhas, como Bonsucesso e Penha. O Globocop também flagrou dezenas de barricadas em chamas nos acessos às comunidades e até nas vias principais do Alemão, como a Rua Canitar.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informação de feridos, prisões ou apreensões.

São pelo menos 350 policiais envolvidos na operação. A PM mobilizou equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque.

Pela Polícia Civil, participam delegacias especializadas, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a tropa de elite da instituição.

A força-tarefa conta com veículos blindados e helicópteros.

“A atuação em comunidades é parte das ações de combate à criminalidade e se trata de um trabalho fundamental, uma vez que a organização criminosa utiliza o Complexo do Alemão como bunker e ponto de partida para investidas em outros territórios, além de promover restrição de liberdade dos moradores e usar a população local como escudo”, declarou a Polícia Civil, em nota.

Impactos

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, na região do Complexo do Alemão, a Clínica da Família Rodrigo Y Aguilar Roig acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspendeu o funcionamento.

Já as clínicas da Família Aloysio Augusto Novis, na Penha, e Valter Felisbino de Souza, em Ramos, estavam aberta à população, mas as atividades externas, como as visitas domiciliares, foram suspensas.

O Rio Ônibus, sindicato que representa as viações que operam no município, informou que pelo menos 9 linhas tiveram de alterar o itinerário por causa dos confrontos.

A Secretaria Estadual de Educação disse que uma escola que fica dentro do Complexo do Alemão precisou ser fechada.

Fonte: g1.globo.com

Veja também: Incêndio mata 10 pessoas em pousada de Porto Alegre e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias