A manhã desta terça-feira (28) começou ao som do confronto entre forças policiais e integrantes do Comando Vermelho (CV), nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Civil, cerca de 2.500 agentes, entre civis e militares, foram mobilizados para a operação, que tem como objetivo capturar lideranças do crime do Rio e de outros estados, além de impedir a expansão territorial da facção. Até o momento, segundo os policiais, 25 suspeitos foram presos, um deles foi apontado como um dos principais operadores financeiros do grupo, e 10 fuzis apreendidos.
Leia também: Carreta de sal tomba e congestiona trânsito na Via Lagos, em Rio Bonito
Em imagens divulgadas pelo Governo do Estado, nas redes sociais, suspeitos usaram drones para enviar bombas contra os agentes, em resposta às atuações da Polícia nesta manhã.
A ação faz parte da “Operação Contenção”, que segundo os agentes, é resultado de mais de um ano de investigação e mandados de busca e apreensão e de prisão obtidos pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Ao todo, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) denunciou 67 pessoas pelo crime de associação para o tráfico, e três homens também foram denunciados por tortura.
O governador, Cláudio Castro, comentou sobre a ação integrada entre as forças policias do Estado.
“Estamos atuando com força máxima e de forma integrada, para deixar bem claro que quem exerce o poder é o Estado. Os verdadeiros donos desses territórios são os cidadãos de bem, trabalhadores. Seguiremos firmes na luta contra o crime organizado” – disse o governador.
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.