Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão em Rio Bonito contra possíveis desvios de recursos do SUS
A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão em Rio Bonito e em outras seis cidades, na manhã desta quarta-feira (10) durante a Operação Antracito. De acordo com a PF, o objetivo é coletar materiais para investigação de um possível desvio de recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de contratações da organização social (OS) Prima Qualitá por prefeituras. A Controladoria-Geral da União (CGU) aponta um montante já pago de cerca de R$ 1,6 bilhão em contratos firmados com a OS, sendo R$ 91 milhões em recursos federais.
A OS nega as acusações, diz que as ações têm origem em um processo em curso de 2023 no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), que os documentos solicitados já foram entregues e que continuará prestando todos os esclarecimentos necessários às autoridades (leia a Nota de Esclarecimento abaixo).
Mandado de busca e apreensão
Além de Rio Bonito, os mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, em Niterói, São Gonçalo, Saquarema, Santa Maria Madalena e Cachoeiras de Macacu.
Segundo a Polícia Federal, os contratos foram firmados entre 2022 a 2024 com prefeituras de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo Duque de Caxias, São Gonçalo, Arraial do Cabo, Saquarema, Cachoeiras de Macacu, Santa Maria Madalena, Cordeiro e Quissamã.
Se comprovados, os crimes serão de peculato, associação criminosa e lavagem de capitais.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prima Qualitá Saúde foi surpreendida esta manhã, dia 10/09, com a operação da Polícia Federal em algumas unidades de saúde sob sua gestão, a qual entendemos ter ocorrido de forma prematura.
Estas ações tem origem em processo em curso no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), em 2023, e que se encontra em fase de instrução, onde os esclarecimentos foram devidamente prestados e todos os documentos solicitados foram apresentados, aguardando um desfecho favorável.
A Prima Qualitá Saúde informa que continuará prestando todos os esclarecimentos necessários às autoridades competentes e colaborará integralmente com as investigações em curso, colocando-se à disposição para contribuir com o pleno esclarecimento dos fatos.
A Prima Qualitá Saúde vem esclarecer, ainda, que todos os seus procedimentos de gestão, execução e prestação de serviços seguem rigorosamente a legislação vigente e as boas práticas administrativas e de governança aplicáveis ao setor de saúde.
A instituição reafirma seu compromisso com a transparência e a ética na condução de suas atividades, bem como com a correta aplicação dos recursos públicos.
Rio de Janeiro, 10 de setembro de 2025.
Prima Qualitá Saúde

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
Além disso, leia Também:
Polícia Militar retoma PROERD em escola municipal de Rio Bonito
Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog. baixar vídeos instagram