Circulam nas redes sociais informações sobre o vale-gás que incentivam os usuários a acessarem links e preencherem cadastros, o que pode representar riscos à segurança de dados pessoais. Isso porque o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) não envia mensagens ou links nem tem perfis nas redes sociais relacionados ao benefício.
O vale-gás, que busca mitigar o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias, beneficia aquelas registradas no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda mensal per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo (R$ 706). O Auxílio-Gás é concedido a cada dois meses.
As famílias interessadas devem ir ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de sua localidade para solicitar o Auxílio Gás. Após a inclusão no programa, o benefício é registrado em um sistema eletrônico com base nas informações do CadÚnico e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A concessão é temporária, pessoal e intransferível, não gerando direito adquirido.
Os benefícios são depositados em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a essas opções, será aberta automaticamente uma poupança social digital, quando possível. Cada parcela do Auxílio Gás tem validade de 120 dias, contados a partir da data em que o benefício é disponibilizado.
Fonte: extra.globo.com
Veja também: Governo prepara projeto de lei para proibir celulares nas escolas e nos acompanhe nas redes sociais.