Em Niterói, Douglas Ruas cobra rigor contra violência doméstica no Estado

às
WhatsApp Image 2026-09-01 at 20.56.30
Foto: Reprodução/Redes sociais

Diante do crescimento alarmante de casos de violência contra mulheres, candidatos têm sido questionados sobre suas propostas para combater esses tipos de crimes. Na última segunda-feira (31), o candidato a governador Douglas Ruas (PL), durante uma caminhada no Centro de Niterói, foi um desses candidatos perguntados pela imprensa. Ele chamou agressores de covardes e prometeu endurecer a punição e disse que os criminosos não sairão da delegacia apenas com um “papel de medida protetiva”.

“Covarde que se levantar para bater em mulher no meu governo, vai para cadeia. Não vá achando que vai chegar numa delegacia e vai sair com papel de medida protetiva e vai voltar para rua pra depois correr atrás da mulher de novo, não. É cadeia para agressor de mulher, nós não vamos passar a mão na cabeça”, afirmou.

O estado do Rio de Janeiro tem uma média de 3.530 mulheres agredidas fisicamente a cada mês. De acordo com dados do Dossiê Mulher 2026 (ano-base 2025), do Instituto de Segurança Pública (ISP/RJ), foram notificadas 42.363 vítimas de lesão corporal dolosa ao longo do ano. Segundo o levantamento, em mais da metade dos episódios, os autores das agressões são companheiros ou ex-companheiros das próprias vítimas.

Ao se considerar todas as formas de violência, incluindo a psicológica, moral, sexual e patrimonial, o levantamento aponta que 159.041 meninas e mulheres foram vítimas de abusos no estado. O quadro crítico tem mobilizado debates, que cobram a expansão de programas de acolhimento e o monitoramento rigoroso das mais de 23 mil medidas protetivas concedidas semestralmente para tentar frear a escalada da violência no território fluminense.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Veja também

Nas cidades onde o atendimento acontecerá nos cartórios de protesto, como em Rio Bonito e Tanguá, a negociação será apenas de dívidas protestadas e emolumentos
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

Últimas Notícias