Responsáveis por autistas poderão ter acompanhamento emocional

Alerj analisa projeto de lei do deputado Guilherme Delaroli para acolhimento e capacitação com psicólogo, psiquiatra e neurologista
às
thumbnail
Foto: Divulação/Alerj

A Alerj aprovou na última quinta (04) um projeto de lei que visa os responsáveis por autistas ter acompanhamento emocional no RJ, Projeto de Lei 1.433/23, do deputado Guilherme Delaroli (PL), que autoriza a criação do Programa de Acolhimento e Capacitação para pais ou responsáveis de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por ter recebido emendas, o texto ainda deverá ser votado em redação final.

Responsáveis por autistas poderão ter acompanhamento emocional Foto: Julia Passos

A medida tem como objetivo proporcionar apoio psicológico pós-diagnóstico à família das pessoas no TEA e promover a capacitação de todos, especialmente gestores, sobre os aspectos desta condição, como rigidez cognitiva, literalidade, comunicação efetiva, estratégias para situações difíceis e delicadas, acomodações sensoriais, atenção, previsibilidade e ambiente incluso. A capacitação tem o objetivo de garantir autonomia à pessoa com TEA.

O programa também tem o objetivo de combater a discriminação contra pessoas com TEA e outras deficiências, respeitar a dignidade e autonomia e liberdade de escolho desses indivíduos, reconhecer e aceitar a diversidade humana e garantir a igualdade de oportunidades, acessibilidade e equidade entre homens e mulheres com TEA.

Leia também – Deputado estadual Guilherme Delaroli troca tiros com criminosos em Itaboraí siga nossas redes sociais.

“A compreensão da condição por parte dos pais ou responsáveis não só facilita a intervenção precoce e o acompanhamento adequado, mas também pode ajudar a minimizar os sintomas e melhorar o desenvolvimento em várias áreas da vida do indivíduo, incluindo aprendizado e socialização”, comentou Delaroli na justificativa do projeto.

O programa prevê uma equipe multidisciplinar, com profissionais especializados no TEA, como psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos, neurologistas e assistentes sociais, que garantirão o adequado acolhimento e capacitação dos familiares.

O texto também autoriza o Estado do Rio de Janeiro a firmar convênios com instituições universitárias para viabilizar o atendimento.

Crédito: Alerj

Veja também

Nos últimos dias 25 e 26, servidores municipais da Prefeitura de Itaboraí participaram da capacitação, promovida pelo Sebrae-RJ.
às
Agricultores de Maricá que queiram iniciar ou melhorar lavouras de batata-doce e aipim podem participar do curso de cultivo orgânico
às
É outono, embora possa parecer que o verão decidiu se prolongar no estado do Rio de Janeiro com Onda de calor.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias