Inaugurado em 1977, o Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco, localizado no Centro de Rio Bonito, passou por uma reforma que durou pouco mais de um ano. Além de pintura e a troca de todas as portas que estavam com cupim, a unidade ganhou uma nova estrutura dos muros, que estavam prestes a cair e os problemas de vazamento que vinham do telhado foram resolvidos.
Para a coordenadora do Centro e de imunização do município, Jane Lima, que trabalha na unidade há 29 anos, a reforma chegou em boa hora e resolveu problemas que estavam atrapalhando o bom andamento dos atendimentos.
“Nós tínhamos vários problemas que impactavam negativamente no nosso atendimento. Tínhamos no telhado, que é muito antigo, pois essa unidade existe há 47 anos, um vazamento ao longo de toda sua estrutura, e isso foi mudado, foi feita a troca de todas as telhas. O pátio era de terra, quando chovia, formavam-se poças de água, ficava muita lama, e isso dificultava o trajeto das pessoas que circulavam dentro da unidade. A gente trabalha com criança, então elas ficavam pisando na lama”, lembra a coordenadora. Toda área de terra foi pavimentada.
Ela contou ainda que os muros da unidade estavam quase caindo, e foram reformados, mas a troca de todas as portas do Centro foi um importante ganho.
“Houve a troca de todas as portas porque eram de madeira e estavam com infestação de formiga e cupim, então estavam caindo. Elas foram trocadas por portas de alumínio, o que favoreceu o bem-estar de todos, tanto de quem trabalha aqui, quanto dos usuários”, disse Jane.
O secretário de Saúde, Laumar Cidaco, elogiou a qualidade das obras que são feitas na cidade. “Há de se admirar e aplaudir as obras que são feitas em Rio Bonito. Eu rodo o estado do Rio de Janeiro em vários lugares e quero parabenizar vocês, porque a qualidade da obra que a gente vê aqui, não se vê em outros setores públicos. Quero parabenizar o prefeito Leandro Peixe por isso”.
A primeira-dama do município e secretária de Assistência Social, Natália Guimarães, lembrou que utilizou o Centro quando suas filhas eram bebês. “Fui usuária dos serviços do Centro, trazia minhas bebês mês a mês aqui e via o trabalho das meninas e a dificuldade de acessar (o prédio da unidade), pois tinha muita lama no pátio, e agora está tudo lindo. Uma das formas de valorizar o servidor é dando qualidade para ele trabalhar”, destacou a secretária.
O Centro
A unidade foi inaugurada como um posto de saúde em 1977, na época do governador Floriano Peixoto Faria Lima. No ano 2000, o lugar foi batizado com o nome de um conhecido médico da cidade e foi denominado Centro de Saúde Municipal Dr. Almir Branco. Até que em 2019 passou a ser chamado pelo nome que se conhece hoje, Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco.
O Centro tem foco no atendimento infantil, com testes e vacinas para recém-nascidos, Sala de Amamentação, que orienta as mães, e ainda o atendimento em puérperas – mulheres que estão passando pela fase do puerpério, período que compreende após o parto até que o organismo volte às condições normais de antes da gestação. Mas para além disso, a unidade também é uma referência em vacinação, pois imuniza crianças, jovens, adultos e idosos em todas as fases de campanha do Ministério da Saúde.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Por Lívia Louzada
[…] Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco é reformado e entregue à comunidade […]