Neste fim de semana, nos dias 24 e 25, Rio Bonito vai receber competições de basquete, vôlei e futsal dos Jogos Escolares do Estado do Rio de Janeiro (JERJ). Mais de 30 escolas, entre públicas e privadas vão participar. Os esportes serão disputados em três pontos da cidade: Rio Bonito Atlético Clube, Complexo Esportivo Bonitão e Esporte Clube Fluminense, todos às 8h. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do RJ (FEERJ).
O JERJ é voltado para estudantes de 11 a 17 anos para competirem em 20 modalidades individuais e coletivas. Atletas de Rio Bonito já representaram a cidade em uma etapa do vôlei de praia, no Leme, no Rio de Janeiro. Na competição, as etapas classificatórias abrangem as cinco regiões do estado.
Cada esporte vai acontecer em uma parte da cidade, a partir das 8h, o futsal será disputado acontece no Rio Bonito Atlético Clube. Já o basquete será no Complexo Esportivo Bonitão, na Cidade Nova, e o vôlei no Esporte Clube Fluminense, no Centro. Aproximadamente 19 times vão disputar a modalidade vôlei e 12 equipes devem competir na categoria de basquete.
O secretário de Esporte e Lazer da cidade, Tiago Bitesnik, comentou sobre receber o JERJ em Rio Bonito. “Pela primeira vez, Rio Bonito será sede dos JERJ, é uma honra enorme ver nossa cidade se tornar palco de um evento tão importante. Isso é resultado de muito trabalho e de uma visão clara: fazer de Rio Bonito, de fato, a Cidade do Esporte. Quero agradecer ao nosso Prefeito Marcos Abrahão, que tem acreditado e investido no esporte como ferramenta de transformação social, e também ao Secretário de Esporte do Estado, Raphael Picciani, que tem sido um grande parceiro e garantido todo o suporte para que Rio Bonito receba eventos desse porte”.

O secretário de Esporte e Lazer do estado, Rafael Picciani, falou sobre a realização do JERJ. “É muito gratificante ver os Jogos Escolares percorrendo diferentes regiões do nosso estado. Levar essa competição para diferentes municípios reforça nosso compromisso com a descentralização do esporte e garante que jovens talentos de todas as regiões tenham a oportunidade de competir, se desenvolver e representar suas escolas com orgulho”.
Este ano, o torneio atingiu um recorde com mais de nove mil estudantes inscritos de escolas públicas e privadas de todas as regiões do estado, ultrapassando os quase cinco mil do ano anterior.
Além de troféus e medalhas, os vencedores podem representar o Estado nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e nos Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O projeto não tem custo para as escolas e os alunos recebem um kit participante cedido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que também presta apoio logístico na competição.
Leia também: Virginia Fonseca é anunciada como rainha de bateria da Grande Rio
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.