Prefeito Marcos Abrahão toma posse como presidente da Junta de Serviço Militar de Rio Bonito

O não alistamento militar obrigatório de jovens, impede que eles tenham o passaporte emitido e participe de concurso público.
às
Posse-do-Prefeito-como-Presidente-da-Junta-Militar-de-Rio-Bonito-21-scaled
O responsável pela supervisão militar na região, Tenente Jacirlei (E), e o prefeito Marcos Abrahão - Foto: Marcelo Gomes

O prefeito Marcos Abrahão tomou posse como presidente da Junta de Serviço Militar (JSM) de Rio Bonito, na manhã desta segunda-feira (19). O órgão, que existe em cada município, é o responsável por organizar e executar o alistamento militar obrigatório, além de selecionar jovens para a reserva das Forças Armadas.

Durante o encontro, o prefeito reforçou seu compromisso com a manutenção das atividades da Junta Militar no município, destacando a importância do alistamento obrigatório e da preparação dos jovens para o serviço à pátria.

“Nosso papel é garantir que os jovens de Rio Bonito tenham acesso ao processo de alistamento e estejam aptos a servir quando forem convocados. Manter a Junta ativa e bem estruturada é um dever com o futuro da nossa juventude, resgatando o civismo da nossa cidade”, afirmou o prefeito Marcos Abrahão.

Durante a cerimônia, o prefeito também anunciou que vai atender à solicitação do responsável pela supervisão militar na região, o Tenente Jacirlei, para a reforma da sede da Junta Militar. O objetivo é oferecer melhores condições de trabalho à equipe e acolhimento ao público jovem que busca atendimento no local.

O responsável pela supervisão militar na região, Tenente Jacirlei (E), ao lado a secretária da JSM local, Ana Paula Mouzer, em frente ao prefeito Marcos Abrahão

O que faz o presidente da Junta Militar?

Como presidente da Junta Militar, o prefeito passa a exercer diversas funções, como presidir solenidades de entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI); designar um substituto para o secretário da Junta em caso de impedimento; comunicar à Circunscrição do Serviço Militar (CSM) qualquer alteração na função de secretário; indicar nomes para o cargo de secretário da Junta Militar; dar posse ao secretário após nomeação publicada em Boletim Interno Regional; entre outras funções.

Com funciona a Junta de Serviço Militar?

Cada município brasileiro possui uma Junta vinculada a um Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), que supervisiona tecnicamente o trabalho realizado. A instalação e manutenção da JSM são de responsabilidade do município. O prefeito também atua como diretor do Tiro de Guerra, quando existente, órgão vinculado à Junta, onde jovens que prestam o serviço militar obrigatório são conhecidos como “atiradores”.

A Junta de Serviço Militar garante que os jovens tenham acesso à cidadania plena, cumprindo com suas obrigações legais e podendo acessar uma série de direitos civis, já que quem não se alista, não pode ter passaporte emitido e nem participar de concurso público.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

O programa vai ofertar orientação e assistência jurídica, de forma gratuita e digital
às
Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio decretou luto oficial de dois dias no município pelo falecimento de Aline Rabelo.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] PrevAnteriorPrefeito Marcos Abrahão toma posse como presidente da Junta de Serviço Militar de Rio … […]

Últimas Notícias