A Prefeitura de Rio Bonito criou 310 vagas para 12 cargos efetivos, que vão de arquiteto a assistente administrativo, aumentando assim a oferta desses serviços à população. Segundo o Executivo, a iniciativa deve melhorar também a eficiência econômica do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Bonito (IPREVIRB).
O chefe de Gabinete da Prefeitura, Victor Ribeiro, explica que o último concurso público vigente deve servir para que mais profissionais sejam convocados e preencham as vagas, mas alerta que não devem ser chamadas 310 pessoas.
“Com o aumento desse quadro de vagas, estamos chamando mais gente dos concursos e dando saúde ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Bonito, o IPREVIRB. Não significa que serão convocados todos os cargos criados, estamos deixando uma margem caso seja necessário ou haja alguma excepcionalidade, até para que não aconteça o que aconteceu no passado, de ter a necessidade e não poder chamar (concursados)”.
Segundo o chefe de Gabinete, há mais de 10 anos os cargos do Executivo não passavam por atualização.
“Os cargos públicos foram criados e há mais de 10 anos a quantidade não era atualizada. Por exemplo, o auxiliar de educação especial não tinha o mesmo quantitativo da necessidade que temos hoje. Por isso foi necessário atualizar, pois hoje não atendem mais as necessidades reais da população. No último concurso vigente, só se previam 11 vagas de auxiliar de educação, quando a necessidade da cidade dava conta de mais de 100 profissionais para suprir a demanda”, pontua.
Além disso, leia também:
Advogados são dispensados de usar paletó e gravata durante o verão no RJ
De acordo com o artigo 5º da lei publicação no Diário Oficial do Executivo, “As despesas decorrentes da presente Lei correrão à conta de Dotação Orçamentária própria de cada unidade de serviço e de acordo com a classificação funcional, bem como de Despesas específicas”.

Seguem abaixo os cargos e as quantidades de vagas criadas:
Arquiteto – 6 vagas
Assistente Social – 6 vagas
Fiscal de Atividades Urbanas – 10 vagas
Engenheiro – 3 vagas
Nutricionista – 3 vagas
Procurador – 3 vagas
Veterinário – 3 vagas
Auxiliar de Educação Especial – 150 vagas
Auxiliar de Educação Infantil – 100 vagas
Fiscal de Obras – 3 vagas
Técnico em Turismo – 3 vagas
Assistente Administrativo – 20 vagas
Por Lívia Louzada

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.