Chove em 24h em Rio Bonito metade do previsto para o mês; 7 famílias ficaram desalojadas

às
foto destaque site
Fotos. Redes sociais

Na tarde do último sábado (7), Rio Bonito foi atingido por um temporal, acompanhado de ventos fortes, que há muito tempo os moradores não viam. Segundo a Defesa Civil municipal, foram 92mm de chuva em 24h, ou seja, metade do esperado para o mês de fevereiro, que seriam cerca de 180mm.

Leia também: Silva Jardim registra maior acúmulo de chuva no RJ em 24 horas, aponta CEMADEN; 50 pessoas ficam desalojadas

A região central da cidade foi a mais impactada, onde diversas ruas alagaram. Somente nessa área, em apenas uma hora, foi registrado um acumulado de 75 mm de chuva. Porém, foram nos bairros de Cidade Nova, Mangueira, Boqueirão e Bela Vista, que a Defesa Civil precisou atuar mais, pois sete casas foram interditadas nessas localidades e 22 famílias ficaram desalojadas e foram para casa de parentes e amigos.

No Centro, quedas de árvores e ruas alagadas causaram transtorno e interdições de vias. Uma árvore caiu na Rua Dr. Mattos, próximo ao bar Black Stone. Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), com a queda, um cabo de energia se rompeu, o que causou o fechamento da via. Por isso, agentes desviaram o trânsito para a Rua Inácio de Moraes, onde ficava o antigo DPO.

Foto: Rede Social/ Guarda Civil Municipal

Ainda no Centro de Rio Bonito, um muro caiu sobre dois veículos, próximo a academia Top Gym. Na mesma via, por conta de ruas alagadas, motoristas chegaram a transitar na contramão. Não há informações sobre feridos.

Foto: Guarda Municipal

Na Via Lagos, próximo ao Boqueirão, uma árvore atingiu um carro, por volta de 16h15. De acordo com a concessionária que administra a via, a CCR Via Lagos, uma vítima ilesa foi atendida no local.

Foto: Rede Social

Segundo a GCM, na região da ponte seca, próximo a Rua Pedro Colares, uma árvore também caiu, mas foi retirada por moradores. A Avenida Manuel Duarte, próximo ao supermercado Armazém Rio, foi fortemente afetada. O cruzamento da via precisou ser sinalizado para direcionar os motoristas.

Foto: Guarda Civil Municipal

Na análise do secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, o major Christiano Rodrigues, apesar do grande volume de chuva, a água escoou em pouco tempo após os alagamentos. “Na minha análise, o bairro mais atingido foi a região central por causa dos alagamentos, que impactaram em muitos comércios e casas. Por mais que os nossos córregos e rios estivessem limpos e fluidos, a gente teve um problema de vazão por conta da dimensão dos corpos hídricos, que não sustentaram o acúmulo de tanta água em um curto espaço de tempo. Após parar de chover, em poucos minutos, nós já tínhamos a cidade esvaziada, e isso é positivo.

Doações

A Secretaria Municipal de Assistência Social está dando auxílio às famílias que foram afetadas, entregando cestas básicas, kits de higiene e de limpeza, itens de cama, mesa e banho, e outros. Dentre as 22 famílias desalojadas, quatro delas perderam tudo, incluindo os móveis da casa, por isso, a Secretaria pede para que a população ajude doando nos CRAS de Basílio, Centro ou Parque Andreia.

Falta de luz

Durante o período do temporal, vários bairros da cidade ficaram sem energia elétrica. Em alguns, a luz voltou em poucas horas depois, mas em outros, a energia, até esta segunda-feira (9), ainda não havia sido restabelecida.

A Folha entrou em contato com a Enel, que enviou o seguinte comunicado: “A Enel Rio informa que há equipes a caminho dos dois endereços citados para fazerem os reparos necessários e normalizarem o fornecimento de energia o mais breve possível. 

Por causa das chuvas e ventos fortes dos últimos dias, houve um aumento considerável de atendimentos, e a Enel continua com equipes extras em campo para atender todos os clientes.

A empresa orienta que em situações de contingência, devido ao alto volume de chamadas no call center, os clientes utilizem preferencialmente os canais digitais para maior agilidade no atendimento: site (www.enel.com.br); aplicativo Enel (disponível para iOS e Android); ou WhatsApp Elena: (21) 99601-9608”.

Por Clara Egger e Lívia Louzada

Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Por conta do temporal, a secretaria de Agricultura fez algumas ações emergenciais na zona rural
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Leia também: Chove em 24h em Rio Bonito metade do previsto para o mês; 7 famílias ficaram desalojadas […]

trackback

[…] Leia também: Chove em 24h em Rio Bonito metade do previsto para o mês; 7 famílias ficaram desalojadas […]

Últimas Notícias