Clara Maia salva filho bebê de engasgo com manobra de Heimlich

Bebê de influenciadora engasgou após amamentação e foi salvo por manobra de desengasgo.
às
Screenshot_4
Foto: Reprodução/Redes sociais

A influenciadora Clara Maia salva filho bebê de engasgo com manobra de Heimlich. A mesma compartilhou um vídeo em que aparece fazendo a manobra de Heimlich em seu bebê de pouco mais de um mês após a criança engasgar. Na publicação, ela fez um alerta pedindo que as pessoas aprendam a manobra, que pode salvar crianças e adultos.

👩‍🍼 Clara é mãe de gêmeos e amamentava um deles na tarde desta quarta-feira (6) quando ao entregar ao pai ele percebeu que a criança havia engasgado. A câmera do quarto gravou os momentos de desespero, enquanto ela tentava desengasgar o bebê.

Esse vídeo é um alerta! Todos, absolutamente todos devem saber fazer a manobra de Heimlich!

Mas o que é o engasgo e como funciona o procedimento de primeiros socorros indicado em casos desse tipo de emergência? Entenda abaixo.

O que é o engasgo?

Basicamente, o engasgo acontece quando a comida ou objetos vão para o lugar errado quando engolimos alguma coisa. Com isso, o nosso organismo tenta expulsar esse corpo que não seguiu o caminho certo da deglutição (da boca até o estômago).

Leia mais – Sábado é o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite siga nas redes sociais.

➡️ Se a comida ou o objeto bloquear a traqueia (um tubo que leva o ar que respiramos para os pulmões), a pessoa pode não conseguir respirar.

Esta situação é considerada uma emergência e, em casos graves, pode resultar em asfixia fatal ou perda de consciência temporária. Por isso, ações rápidas são cruciais para prevenir complicações.

Como e por que fazer a manobra de Heimlich?

Fazer essa manobra é importante porque ela ajuda a desobstruir a traqueia.

➡️ A manobra de Heimlich é uma espécie de abraço por trás, pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.

No caso de adultos, posicione-se por trás da pessoa e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente.

Uma das mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” ou região epigástrica (veja localização abaixo).

A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.

O Ministério da Saúde orienta que devem ser feitos movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Clara Maia salva filho bebê de engasgo com manobra de Heimlich – Foto: Domínio Público

Dica: se a pessoa estiver falando, tossindo ou chorando, não faça a manobra, porque a vítima ainda consegue respirar.

E em casos de engasgos com bebês?

  • Primeiro, coloque o bebê de bruços em cima do seu braço ou sobre a perna. Vire a cabeça dele para baixo, segure a boca até ficar meio aberta e faça cinco compressões firmes entre as escápulas (no meio das costas).
  • Dê batidas vigorosas nas costas para conseguir realmente empurrar esse corpo estranho.
  • Com um dedo, abra a boca da criança. Proteja o tórax e vire a criança de barriga para cima em seu braço para observar se ela continua com dificuldades para respirar.
  • Se ela continua com dificuldades para respirar, faça cinco compressões torácicas. Coloque dois dedos na linha entre os mamilos e empurre contra o tórax da criança por cinco vezes por cinco segundos.
  • Tente visualizar o corpo estranho e retire-o da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência.

🚨 O Ministério da Saúde lembra que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.

Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente, e os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

Crédito: g1

Veja também

Dois homens foram presos em flagrante na madrugada desta segunda-feira (17) por porte ilegal de armas, munições
às
Uma pré-candidata a vereadora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e seu filho foram assassinados na noite deste sábado
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias