Após perder 110kg, a história do paulista Leonardo Machado Ayres Cunha, de 31 anos, se transformou em inspiração para todas as pessoas obesas. Com sacrifício e perseverança, ele deixou para trás os 200kg e atingiu os 90kg. Mas ele foi além, trocou o sedentarismo pela atividade física, participou de um campeonato de fisiculturismo e levou a melhor.
Aos 11 ano Leonardo apresentava obesidade mórbida (excesso de gordura corporal e Índice de Massa Muscular muito alto). A obsessão pelo peso e o desejo de mudar a sua imagem o levaram a fazer terapia em 2017. Porém, apesar do apoio profissional, esse processo de emagrecimento teve fortes recaídas.
Além disso, leia também:
Aprovada lei que obriga bancos a emitirem senhas de atendimento em braille
O atleta revelou que enfrentou “oito recuperações de peso” e exemplificou. “Em 2021, passei de 118kg para 170kg novamente, mas não desisti. Aprendi a controlar minha mente, minha ansiedade e depressão, e finalmente consegui conciliar minha alimentação com quase sete anos de treino, atingindo meu objetivo.”
No final de 2021, Leonardo pesava 135kg e atingiu o peso ideal, 89kg, em janeiro de 2023. A receita? Exercícios, perseverança e fé. “Foi isso que tornou minha vitória tão grande: perseverança. Minha história parece saída de filme, mas é real”, disse o protagonista da história, que aparece em uma foto sem camisa, com barba espessa e corpo escultural, deixando para trás uma doença que o afligiu durante a infância e a adolescência.
Após passar por uma cirurgia para retirada do excesso de pele, ele cumpriu sua missão e se encarregou, em seu Instagram, de criar uma carta aberta ao público para dar mensagens de incentivo a quem sofre de obesidade.
“Áreas de saúde, nutricionistas, educadores físicos, médicos, enfermeiros, que não sabem nem um pouco como resolver o problema e onde atacar o problema, e a culpa não é deles: a maioria nunca teve, nem controlou a obesidade. Tudo tem que mudar, as pessoas precisam aprender a lidar com a obesidade e com os obesos, e não fazer do obeso vítima e muito menos dizer que ele é preguiçoso e não se cuida”, disse, entre outras palavras, Machado, completando acreditar que, “em 20 anos, metade do planeta será obeso”.
Fonte: La Nacion, oglobo.globo.com
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
[…] Homem perde 110kg e passa de obeso a fisiculturista […]