Rio começa nesta terça vacinação contra a cepa XBB da Covid

Neste momento, a campanha é voltada para idosos com 85 anos ou mais. Outras idades serão contempladas nas próximas semanas, de maneira escalonada.
às
Screenshot_1
Foto: Edu Kapps/SMS-Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) começa nesta terça (28) a vacinação contra a cepa XBB da covid-19, subtipo da variante ômicron que atualmente predomina nas análises de sequenciamento genômico.

Neste momento, a campanha é voltada para idosos com 85 anos ou mais. Outras idades serão contempladas nas próximas semanas, de maneira escalonada, conforme o cronograma de envio de doses pelo Ministério da Saúde.

Rio começa nesta terça vacinação contra a cepa XBB da Covid
Rio começa nesta terça vacinação contra a cepa XBB da Covid – Foto: Edu Kapps/SMS-Rio

A vacina estará disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e do Super Centro Carioca de Vacinação de Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também abre todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.

A atual etapa da campanha também contemplará idosos internados em institutos de longa permanência para idosos (ILPI), independentemente da faixa de idade.

A secretaria explica que atualizar a vacinação da covid-19 contra a cepa predominante será fundamental para o controle dos indicadores da doença, assim como acontece anualmente com a gripe.

Leia mais – Como aumentar a imunidade no outono? Veja dicas de especialistas siga nossas redes sociais

“As pessoas devem ficar atentas ao calendário, para não perder a data da nova dose, que tende a se tornar anual. A covid-19 já provocou muitas mortes e foi controlada graças à adesão da população à vacina. Não podemos dar chance para a doença”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Poliomielite

Nesta segunda (27), começou a campanha de vacinação contra a poliomielite para crianças de 1 a 4 anos que estejam em dia com o esquema básico, conforme orientação do Ministério da Saúde. Ao utilizar a vacina oral contra poliomielite (VOP), o objetivo é reduzir o risco da reintrodução dessa doença no país e aumentar a cobertura vacinal.

Erradicada no Brasil desde 1994, a poliomielite ainda ocorre em locais como Paquistão e Afeganistão. Caracterizada por um quadro de paralisia decorrente do poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, a doença acomete os membros inferiores e, para garantir a proteção das crianças e que essa enfermidade não retorne a circular no país, a imunização é a forma mais eficaz de prevenção.

No município do Rio, a meta é vacinar 237 mil crianças de 1 a 4 anos, o que corresponde a 95% da população alvo, que é de 248 mil indivíduos. A vacina está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados por toda a cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e do Super Centro Carioca de Vacinação, unidade Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também funciona todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.

A campanha de vacinação contra a poliomielite vai até o dia 14 de junho. Ao se dirigir aos postos com a criança, os responsáveis devem levar a caderneta ou comprovante de vacinação para avaliação da situação vacinal, mesmo em casos de apresentação das imunizações de rotina em dia. Apenas pacientes imunodeprimidos, dentro da faixa etária determinada, e menores de 1 ano de idade não estão indicados para vacina oral contra poliomielite (VOP), mas poderão ter indicação para vacina inativada (VIP). Confira a sua unidade de saúde de referência em prefeitura.rio/ondeseratendido.

Veja também

Dois homens foram presos em flagrante na madrugada desta segunda-feira (17) por porte ilegal de armas, munições
às
Uma pré-candidata a vereadora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e seu filho foram assassinados na noite deste sábado
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias