Como aumentar a imunidade no outono? Veja dicas de especialistas

Os dias mais frios e secos, típicos do outono, fazem com que os casos de gripes e resfriados aumentem. Isso porque, com temperaturas amenas
às
out
Foto: Andrea Piacquadio / Pexels

Os dias mais frios e secos, típicos do outono, fazem com que os casos de gripes e resfriados aumentem. Isso porque, com temperaturas amenas, as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados contribuindo para que os vírus se propaguem com maior facilidade.

“O ar frio e seco irrita as mucosas respiratórias, como o nariz, garganta e brônquios, fazendo com que aumentem as doenças respiratórias. Esse processo irritativo inflama as mucosas e favorece a entrada do vírus”, explica Marcello Bossois, alergista e coordenador do projeto Brasil Sem Alergia.

Além das chamadas gripes comuns, os quadros alérgicos, como rinite, sinusite e faringite, também tendem a se intensificar nessa época do ano.

Idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e problemas cardiovasculares, são consideradas mais vulneráveis e podem ter agravamentos na saúde devido a essas doenças. Por isso, eles requerem uma atenção a mais.

“É importante lembrar que essas infecções, se não tratadas, podem evoluir para doenças mais graves, como rinossinusite aguda, otite média aguda e pneumonia“, afirma Priscilla Campos, alergista e imunologista.

Ela ainda alerta que “as crianças também são um público que requer maior atenção, pela imaturidade do sistema imunológico, por não terem feito algumas vacinas ainda e também pelo risco de bronquiolite, que aumenta no outono e inverno.”

Dor de cabeça, febre, nariz congestionado e cansaço são alguns dos sintomas das gripes e resfriados.

Estar atento à alimentação e manter hábitos saudáveis, como atividade física, e ter uma boa noite de sono, são importantes para aumentar a imunidade e diminuir as chances de ficar doente.

Veja 9 dicas para melhorar sua imunidade

  1. Alimentação: Invista em uma alimentação saudável rica em frutas, legumes e vegetais, que são boas fontes de vitaminas. As frutas que mais possuem vitamina C são: laranja, limão e kiwi. Já os legumes e vegetais com mais vitaminas são o que possuem cor verde-escura, como espinafre, brócolis, couve e almeirão.
  2. Beba água: a ingestão de água ajuda a manter as células do sistema imunológico saudáveis e a eliminar toxinas do corpo.
  3. Evite industrializados: alimentos congelados, como pizzas, e fast food contêm muitos conservantes e outras substâncias que contribuem para baixar a imunidade do corpo.
  4. Evite álcool: o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode comprometer o sistema imunológico, deixando-o mais vulnerável e menos eficaz no combate às infecções.
  5. Hábitos saudáveis: mantenha hábitos saudáveis, como tempo de sono adequado e exercícios físicos.
  6. Tome sol: é aconselhável ficar até 30 minutos exposto ao sol todos os dias, já que ele é a principal fonte de vitamina D. Isso deve ser feito até as 10h ou depois das 16h. A vitamina D é fundamental para o fortalecimento das defesas do sistema imunológico.
  7. Vitaminas: vale a pena sempre investir em reposição das vitaminas C, D e zinco. Isso influencia diretamente a melhora da imunidade humoral e celular, diminuindo a incidência de diversas doenças.
  8. Cuidado com o estresse: o estresse crônico pode enfraquecer o sistema de defesa do corpo. Por isso, é importante praticar atividades que ajudem a reduzir esse estresse, como meditação, ioga ou até mesmo respirar profundamente.
  9. Vacinação: uma das principais formas de prevenir doenças infecciosas é através da vacinação. A vacina da gripe pode ser encontrada gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde) e é recomendada para todos os públicos, incluindo bebês acima de seis meses.

Fonte: cnnbrasil.com.br

Veja também: Enem 2024 será em 3 e 10 de novembro; saiba quando se inscrever e veja todas as datas e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

O Governo do Estado concluiu o primeiro trecho das obras de reurbanização da Avenida 22 de Maio, em Itaboraí
às
A população de Casimiro de Abreu demonstrou grande solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
às
Uma nova frente fria deve se estabelecer no Brasil neste final de semana. Essa mudança na temperatura irá provocar o aumento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias