Alunos do ensino médio, em Niterói, retornam às salas de aula na próxima semana

às

O prefeito Rodrigo Neves anunciou, na noite da última quinta-feira (17), que as aulas presenciais na cidade de Niterói  retornarão a partir do dia 21. Será obrigatório a implantação de um projeto piloto para a retomada das atividades presenciais, inicialmente feita somente para alunos do Ensino Médio. Mesmo com a autorização será obrigatório a manutenção do ensino remoto, caracterizando um modelo híbrido.

Para a retomada das atividades presenciais nas escolas do Ensino Médio, o projeto piloto prevê o cumprimento de uma série de protocolos. As unidades de ensino terão que manter a disponibilidade do sistema de educação à distância para as famílias que fizerem a opção de não enviar seus adolescentes para a escola. Será obrigatório um distanciamento de, pelo menos, um metro e meio entre as carteiras. Professores e funcionários com mais de 60 anos ou que apresentem comorbidades deverão seguir afastados das atividades presenciais.

As escolas deverão fornecer máscaras para professores, funcionários e alunos, além de providenciar a troca deste equipamento a cada duas horas. Será obrigatória a medição de temperatura na entrada das unidades de ensino, além da existência de tapetes sanitizantes e a disponibilização de álcool gel. A presença de agentes de desaglomeração é obrigatória. As escolas deverão manter portas e janelas abertas. Onde isso não for possível, será necessário redobrar a atenção com os protocolos de higiene e refrigeração do ambiente.

“Existem vários estudos indicando a necessidade de se desenvolver um modelo híbrido de educação, capaz de manter a opção do ensino à distância e do ensino presencial. Após dois meses de estudo, decidimos pela implantação de um projeto piloto com o Ensino Médio. A partir de segunda-feira, dia 21, vai haver autorização para a retomada das atividades presenciais do Ensino Médio em Niterói, desde que um conjunto de protocolos seja rigorosamente cumprido”, disse o prefeito.

Rodrigo também afirmou que a retomada do segmento da educação infantil será apenas em 2021, visto que, é o segmento que possui mais dificuldade de cumprir protocolos sanitário, tais como uso de máscaras e distanciamento social, ficando para 2021.

“Os protocolos foram estruturados nestes dois últimos meses, será um dos melhores protocolos de retomada da educação. Niterói está mantendo o controle da pandemia e esse retorno não poderia ser mais adiado. Vamos trabalhar na observação de controle do processo da pandemia com este protocolo”, finalizou o prefeito.

A íntegra da nota técnica da  Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro pode ser lida em http://soperj.com.br/direito-universal-a-educacao/.

Veja também

Vítima foi brutalmente agredida no abdômen e está internada no Hospital Estadual Alberto Torres
às
Da esquerda para direita: Leandro Osawa, Alex Teixeira, Eduardo Soares "Dudu do Basílio" e Maria Conceição Nunes.
às
Ela foi detida em flagrante enquanto realizava procedimentos odontológicos de forma ilegal no local, no Fonseca, em Niterói
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias