O ano de 2024 trouxe novas atividades para a Biblioteca Comunitária Lona na Lua.
A iniciativa, que é uma realização do Governo Federal e Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, ofertou rodas de leitura e oficinas gratuitas de
escrita criativa, LIBRAS, ilustração e teatro para mais de 200 alunos, com idades entre 6 e 18 anos, além de apresentações de contação de histórias para mais de 1200 crianças de escolas públicas de toda a região.
Para a coordenadora de produção, Zaira Miranda, a iniciativa contribuiu para democratizar o acesso à cultura no interior do estado do Rio de Janeiro. “Mais do que oferecer oficinas e espetáculos, este projeto proporciona garantia de direitos e acesso a oportunidades de conhecimento. A arte tem esse papel, fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária.”
Para o produtor executivo Zeca Novais, o projeto apresenta uma característica do Lona na Lua. “Mais uma vez mostramos que é possível, sim, trabalhar o estímulo à leitura como opção de enfrentamento à ociosidade. Sabemos que estamos dentro de um universo cada vez mais digital, e ofertar arte, educação e cidadania dentro de um espaço cultural é importante por diversos fatores. O maior deles, sem dúvidas é a integração entre arte e educação.”
Veja também: ‘Cuidando das Águas do Rio’ se apresenta em Duas Barras e nos acompanhe nas redes sociais.