Já é Natal também em Rio das Ostras

às

Há algumas semanas uma grande árvore montada na Praça José Pereira Câmara, no Centro da cidade, indica que o Natal já chegou também a Rio das Ostras. A festa na verdade começou no último dia 17/11, com a “Cantata de Natal”, promovida pelo Sesc/RJ em parceria com a Prefeitura e o Sindicomércio, no palco na Rua Isarina Lourenço Cabral, no Centro. Também no mesmo dia foi acesa a iluminação natalícia em toda a cidade que inclui, ainda, uma árvore na Praça da Baleia, em Costa Azul, e a iluminação da fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Papai Noel, acompanhado da Mamãe Noel, continua recebendo as crianças na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, no Centro, nos dias 16, 17, 21 e 22/12, sempre no horário de 18 às 22 horas. A permanência começou no último dia 08/12, com as entregas das cartinhas das crianças ao “Bom Velhinho”. Como faz todo ano, Papai Noel, desta vez com a Mamãe Noel, visitou, no último dia 13/12, o bairro de Rocha Leão para falar com as crianças daquela localidade.

Além disso, os indícios de que o período natalino chegou podem ser vistos em vários pontos da cidade. Como nas ornamentações de lojas comerciais e condomínios residenciais, por sinal. A exemplo do condomínio Parque Santa Cruz, no bairro Atlântico. Ele iluminou sua fachada e decorou as alamedas internas. E promoverá inclusive uma comemoração com chegada de Papai Noel e distribuição de presentes às crianças do local.

Ainda no dia 13/12, ocorreu a “Cantata de Natal dos Idosos”, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento merece destaque pela beleza da organização e apresentação. Reuniu um grande coral de cerca de 100 idosos nas sacadas do bonito prédio da Secretaria de Assistência Social, no Jardim Campomar. Teve até mesmo a chegada do Menino Jesus e dos Reis Magos, com a música “Vem Cantar pra Tudo Aqui Ficar Iluminado”. Apresentado pela secretária de Assistência Social, Eliara Fialho Ribeiro dos Santos, contou com as presenças do prefeito, Marcelino Carlos Dias Borba; e do presidente da Câmara Municipal, Maurício Braga Mesquita.

A Fundação Rio das Ostras de Cultura promoveu, no último dia 09/12, a apresentação do espetáculo “Conto de Natal”, realizado por alunos de Dança e Teatro do Centro de Formação Artística do Município, no palco montado em frente ao Iate Clube, no Centro. O espetáculo teve o objetivo de emocionar os espectadores e transportá-los para o mundo mágico do Natal.

O elenco contou com mais de 60 alunos de Dança e Teatro, unidos com o propósito de contar a história que se desenvolve em torno da jornada do idoso personagem Nicolau, enfatizando a importância de respeitar e valorizar a sabedoria dos mais experientes. “Vamos levar o espírito natalino para toda população. Mais uma vez em parceria com o Sesc RJ e o Sindicomércio, que têm possibilitado grandes ganhos para a Cidade”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira.

Ainda no último dia 09/12, a Caravana de Caminhões de Natal da Coca Cola passou por Rio das Ostras. A iniciativa fez parte da campanha de Natal da empresa que esse ano trouxe como tema “Desperte o Papai Noel que há em você”. Os caminhões desfilaram das 18h às 22h, passando por pontos estratégicos da cidade.

No mais, resta-nos aproveitar para desejar a todos um final de ano harmonioso, independentemente de que sejam cristãos, muçulmanos e/ou judeus ou que comemorem ou não essa que é considerada a “data máxima da cristandade”. E esperar, ainda, que os habitantes da terra onde o grande homenageado nasceu parem de guerrear entre si ou mesmo dêem uma trégua mais longa para as comemorações. Merry Chistmas!

(Texto para o livro “Crônicas Riostrenses – A Cidade na Visão de um Recém-Chegado”, que o autor está escrevendo).

Evaldo Peclat Nascimento é Jornalista, Professor, Poeta e Conselheiro do Conselho Municipal de Cultura de Silva Jardim.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias