A Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, inovou no atendimento ao público com o lançamento do sistema de agendamento de serviços online, incluindo a castração de animais. Agora, quem precisar marcar a cirurgia para cães e gatos em uma das duas unidades veterinárias da pasta — o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), em São Cristóvão, e o Centro de Controle de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), em Santa Cruz — pode garantir um horário de forma prática, em alguns minutos, direto pelo computador ou pelo celular.
Inaugurado nesta semana, o sistema foi desenvolvido pela pasta em parceria com a Empresa Municipal de Informática (IplanRio), como uma forma de dar mais praticidade e celeridade ao processo, além de garantir a segurança dos cidadãos, que não precisam se deslocar para fazer a marcação. A esterilização é uma política de controle essencial para prevenir abandono e doenças, fundamental para a saúde de cães e gatos.
Como agendar a castração?
Para fazer a marcação é preciso fazer login no Carioca Digital (www.carioca.rio), e clicar em Solicitações à Vigilância Sanitária. Depois, é só acessar o serviço de agendamento de castração de cães e gatos, clicar em Quero Agendar e em seguida em Clique aqui para solicitar novo agendamento.
Na sequência, selecionar o item VISA PETs – Vigilância Sanitária – Serviços de Castração de Animais e prosseguir para a escolha da unidade veterinária a qual deseja marcar a cirurgia, o IJV, na Mangueira, ou o CCZ, em Santa Cruz. Feito isso, é necessário indicar o tipo de atendimento – para cães ou gatos, para macho ou fêmea. Depois é só escolher uma data e um horário disponível e confirmar o agendamento.
O usuário receberá as informações também por email. No dia escolhido para a cirurgia de esterilização, é preciso comparecer à unidade escolhida com no mínimo trinta minutos de antecedência ao horário agendado. É obrigatória a apresentação de exame de sangue (hemograma) para cães e cadelas, realizado nos últimos 30 dias.
As cirurgias de castração ocorrem das 8 às 17 horas, de segunda a sábado e são feitas com todos os cuidados das Regras de Ouro para prevenir o contágio pelo coronavírus. Todos os bichinhos têm direito à chipagem e cadastro no Registro Geral de Animais (RGA), que permite a localização daqueles que se perdem de seus donos.
Com o serviço de marcação exclusivamente online, a previsão é ampliar a capacidade de atendimento das duas unidades, que, somadas, chegavam até 2,5 mil por mês.
Outros serviços online
Além da castração, fundamental para manter a saúde dos bichinhos, todos os demais serviços da Vigilância Sanitária também podem ser solicitados pelo sistema online. Entre eles estão a solicitação de documentações de forma geral; emissão de autorizações e taxas; autos de infração; requerimentos; laudos; abertura de processo de multas; retirada de documentação; recursos; orientações de forma geral para todos os setores; dúvidas técnicas; avaliação de projetos, entre outros.
Endereços das unidades veterinárias da Vigilância Sanitária:
– Centro de Controle de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ):
Largo do Bodegão, 150 – Santa Cruz
– Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV):
Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120 – Mangueira