Ação leva exames e óculos gratuitos para população gonçalense

às

Cerca de mil gonçalenses estão sendo atendidos pela Cruz Vermelha Brasileira São Gonçalo em parceria com a Organização Não Governamental Renovatio. O trabalho da instituição chega a cidade de São Gonçalo pela segunda vez e com uma grande novidade: um contêiner dotado de consultórios e equipamentos capazes de detectar o grau e o tipo de problema visual do paciente.

De acordo com o diretor da Renovatio, Pedro Ivo de Souza o trabalho iniciado ainda nos bancos das universidades se expandiu e é capaz de conferir a saúde ocular completa.
“Começamos querendo diminuir a evasão escolar e descobrimos que as crianças tinham muita dificuldade de enxergar por não possuírem óculos ou sequer terem acesso ao oftalmologista. O projeto foi ampliado e já visitamos mais de 20 estados brasileiros e doamos mais de 45 mil óculos. Temos muitos parceiros, são empresas que contribuem e doam os óculos. A cada óculos vendido, um é doado. É tudo bem rápido, o paciente chega e é capaz de realizar uma série de exames, alguns raramente encontraria na rede pública de saúde com facilidade, após esses exames fazemos o óculos e ele vai pra casa com a nova visão “, explicou, acrescentando que a instituição atende gente de todas as idades.
A Renovatio resolveu inaugurar em São Gonçalo sua nova unidade volante, dentro do contêiner estão três consultórios e uma ótica.
“Essa parceria com a a Cruz Vermelha em São Gonçalo nos mostrou o tamanho da necessidade da população local. Mais de um milhão de pessoas e muita carência. Trabalhamos muito em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como é o caso aqui. Em.dois dias vamos atender cerca de mil pessoas e já estamos discutindo a ampliação da parceria para estabelecermos um atendimento regular. A Cruz Vermelha Brasileira São Gonçalo realiza um trabalho sério e muito respeitado na cidade”.
Um dos responsáveis pela Cruz Vermelha na cidade, André Emerick, demonstrou a satisfação de trazer o projeto para atender a cidade pela segunda vez.
“É uma super estrutura que se junta aos nossos consultórios para a realização das consultas com oftalmologistas e outros profissionais a fim de garantir que essas mil pessoas atendidas saiam daqui com o exame de vista feito na hora em equipamentos de ponta, capazes de detectar problemas diversos de visão e ainda saindo daqui com óculos no rosto, podendo enxergar não apenas o caminho, mas um futuro melhor. A parceria é muito positiva e foi muito bem aceita pela população. Em poucas horas as senhas foram distribuídas e conseguimos organizar o atendimento com.hora marcada. É um prazer para a Cruz Vermelha em São Gonçalo realizar mais este projeto e atender tanta gente necessitada” , disse André Emerick, acrescentando que dezenas de voluntários se uniram para garantir a organização e o atendimento.
Os moradores da cidade também aprovaram a iniciativa.
“Estava precisando de óculos, mas antes sabia que tinha que fazer os exames para saber exatamente o que tem me incomodado na vista, que está constantemente irritada. O problema não é grave e o óculos vai ajudar a resolver”, declarou a dona de casa, Maria Alves, de 48 anos que saiu emocionada após a consulta e já com o óculos.
Outro atendido pelo projeto Ver Bem foi o aposentado Ademir Pereira, de 73 anos. Morador do Porto Novo saiu satisfeito da sede da Cruz Vermelha.
“Vi a faixa informando do trabalho que seria realizado, peguei minha senha e hoje fui atendido por ótimos profissionais. Estava precisando trocar o óculos, mas principalmente fazer exames bem específicos que detectam problemas maiores e são mais difíceis de conseguir fazer”, declarou.

Veja também

Ampliação do programa para mais 56 municípios foi solicitada pelo deputado Guilherme Delaroli ao governador
às
O prefeito Fabiano Horta inaugurou nesta terça-feira (23/04) a nova Arena Itaipuaçu, um complexo esportivo
às
O Fluminense informou, nesta terça-feira, que os atletas John Kennedy, Kauã Elias, Arthur e Alexsander estão afastados
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias