Ação leva exames e óculos gratuitos para população gonçalense

às

Cerca de mil gonçalenses estão sendo atendidos pela Cruz Vermelha Brasileira São Gonçalo em parceria com a Organização Não Governamental Renovatio. O trabalho da instituição chega a cidade de São Gonçalo pela segunda vez e com uma grande novidade: um contêiner dotado de consultórios e equipamentos capazes de detectar o grau e o tipo de problema visual do paciente.

De acordo com o diretor da Renovatio, Pedro Ivo de Souza o trabalho iniciado ainda nos bancos das universidades se expandiu e é capaz de conferir a saúde ocular completa.
“Começamos querendo diminuir a evasão escolar e descobrimos que as crianças tinham muita dificuldade de enxergar por não possuírem óculos ou sequer terem acesso ao oftalmologista. O projeto foi ampliado e já visitamos mais de 20 estados brasileiros e doamos mais de 45 mil óculos. Temos muitos parceiros, são empresas que contribuem e doam os óculos. A cada óculos vendido, um é doado. É tudo bem rápido, o paciente chega e é capaz de realizar uma série de exames, alguns raramente encontraria na rede pública de saúde com facilidade, após esses exames fazemos o óculos e ele vai pra casa com a nova visão “, explicou, acrescentando que a instituição atende gente de todas as idades.
A Renovatio resolveu inaugurar em São Gonçalo sua nova unidade volante, dentro do contêiner estão três consultórios e uma ótica.
“Essa parceria com a a Cruz Vermelha em São Gonçalo nos mostrou o tamanho da necessidade da população local. Mais de um milhão de pessoas e muita carência. Trabalhamos muito em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como é o caso aqui. Em.dois dias vamos atender cerca de mil pessoas e já estamos discutindo a ampliação da parceria para estabelecermos um atendimento regular. A Cruz Vermelha Brasileira São Gonçalo realiza um trabalho sério e muito respeitado na cidade”.
Um dos responsáveis pela Cruz Vermelha na cidade, André Emerick, demonstrou a satisfação de trazer o projeto para atender a cidade pela segunda vez.
“É uma super estrutura que se junta aos nossos consultórios para a realização das consultas com oftalmologistas e outros profissionais a fim de garantir que essas mil pessoas atendidas saiam daqui com o exame de vista feito na hora em equipamentos de ponta, capazes de detectar problemas diversos de visão e ainda saindo daqui com óculos no rosto, podendo enxergar não apenas o caminho, mas um futuro melhor. A parceria é muito positiva e foi muito bem aceita pela população. Em poucas horas as senhas foram distribuídas e conseguimos organizar o atendimento com.hora marcada. É um prazer para a Cruz Vermelha em São Gonçalo realizar mais este projeto e atender tanta gente necessitada” , disse André Emerick, acrescentando que dezenas de voluntários se uniram para garantir a organização e o atendimento.
Os moradores da cidade também aprovaram a iniciativa.
“Estava precisando de óculos, mas antes sabia que tinha que fazer os exames para saber exatamente o que tem me incomodado na vista, que está constantemente irritada. O problema não é grave e o óculos vai ajudar a resolver”, declarou a dona de casa, Maria Alves, de 48 anos que saiu emocionada após a consulta e já com o óculos.
Outro atendido pelo projeto Ver Bem foi o aposentado Ademir Pereira, de 73 anos. Morador do Porto Novo saiu satisfeito da sede da Cruz Vermelha.
“Vi a faixa informando do trabalho que seria realizado, peguei minha senha e hoje fui atendido por ótimos profissionais. Estava precisando trocar o óculos, mas principalmente fazer exames bem específicos que detectam problemas maiores e são mais difíceis de conseguir fazer”, declarou.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias