Equipe do SAMU de Rio Bonito participa de curso de aperfeiçoamento

às

Os profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Rio Bonito participaram do curso de aperfeiçoamento sobre Suporte Básico de Vida e Avaliação da Vitima de Trauma, Curso , realizado na sede da unidade, na Mangueirinha, nesta quinta-feira (15). O curso, dividido em parte teórica e prática, foi conduzido pelo técnico do Samu, Fábio Sá, pelo Instrutor de Procedimentos Básico e técnico de enfermagem, Claudemir Quirino.

Parada cardiorrespiratória de adultos, crianças e bebês, suporte básico de vida (obstrução de vias aéreas), além de atendimento inicial ao politraumatizado, entre outros, foram alguns dos temas abordados no curso. Além disso, os técnicos tiram dúvidas sobre a Reanimação Cardiopulmonar (RPC), manobra essencial praticada quando a respiração e os batimentos cardíacos de alguém param subitamente, e pode ter muitas causas: ataque cardíaco, overdose de drogas/medicamentos, envenenamento, eletrocussão, afogamento, engasgo ou trauma.

Focamos o treinamento do curso na RCP, pois é o procedimento mais importante numa situação de parada cardíaca, e deve ser aplicado o mais rapidamente possível. Se a vítima recebe RCP adequada, as chances de sobrevivência aumentam significativamente”, afirma o instrutor Fábio Sá.

O curso também  falou da importância do ABCDE do Trauma, uma série de cuidados básicos e extremamente importantes para garantir a sobrevivência da vítima ao sofrer um acidente. Através de uma análise simples e cuidados, um médico ou socorrista pode manter uma pessoa a salvo antes de precisar de outros tipos de tratamentos mais específicos. Cada uma das letras corresponde a uma parte do processo de estabilização de uma vítima, como vias aéreas (A), respiração (B), circulação (C), incapacidade (D) e exposição (E).

“Ao contrário do que pode parecer, saber o ABCDE do Trauma não é algo exclusivo as profissionais de saúde. Mesmo um leigo no assunto pode, através de um treinamento adequado, identificar e aplicar os padrões necessários para socorro de vítimas em situações de emergência”, afirmou o Técnico de Emergência, Claudemir Quirino.

No próximo dia 23 de agosto, os profissionais do Samu de Rio Bonito participam do Curso de Atendimento ao Paciente e Oficinas de Habilidades para técnicos e condutores, que acontece no Centro Administrativo da prefeitura, das 8 às 17 horas, com a participação de profissionais de Tanguá, Silva Jardim e Rio Bonito.

“Esse treinamento é essencial para que estejamos atentos às novas técnicas e possamos oferecer um melhor atendimento a população. O despreparo neste momento significa vidas em risco e, muitas vezes, mortes que poderiam ser evitadas”, afirmou o Coordenador do Samu de Rio Bonito, Claudionor Júnior, que participou do curso, juntamente com sua equipe de trabalho.

Veja também

A acusada passou por audiência de custódia na última quinta-feira (18)
às
O Brasil tem 22 pizzarias entre as melhores da América Latina. O ranking foi divulgado pelo site 50 Top Pizza
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias