Itaboraí realiza Semana da Consciência Negra

às

O Fórum Permanente de Mulheres Negras de Itaboraí e o Coletivo Ponte Cultural, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Itaboraí (Sectur) realizaram ontem (18), no Esporte Clube Comercial, no Centro, a Semana da Consciência Negra, com o tema “Qual a cor da sua consciência?”.

Entre as atividades realizadas no evento, estão contação de histórias, palestras, apresentações musicais e culturais, desfile de moda, roda de capoeira, oficinas de trança, turbante e boneca abayomi e serviços de saúde, além de uma feira de empreendedorismo negro.

O subsecretário de Cultura e Turismo, Deivid Antunes, destacou a programação extensa como um dia de reflexão e agradeceu o público presente. “Esta reflexão é para toda a sociedade, mas vejo aqui muitos professores do Colégio Visconde de Itaboraí (Cevi) e alunos de formação de professores. Vocês tem a tarefa de falar sobre a desigualdade social e o racismo para seus futuros alunos”, pontuou Deivid, ao lado da subsecretária de Gestão e Ensino, Lúcia Helena Duarte.

Para o diretor executivo do Coletivo Ponte Cultural, Marcos Moura, o objetivo do evento vai além da temática da consciência negra. “Nenhuma pessoa branca hoje é responsável pelo o que aconteceu no passado, mas é responsável por mudar as atitudes do presente e futuro, e assim, viver e reproduzir um comportamento antirracista”, disse Marcos.

Segundo a presidente do Fórum Permanente de Mulheres Negras de Itaboraí, Elaine Arruda, a entidade realiza essas ações durante o ano inteiro, mas em alusão ao dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o projeto se faz necessário por representar a luta dos negros contra a discriminação racial e desigualdade social.

 

Veja também

Como escolher o melhor chocolate sem prejudicar a saúde. É chegada a época do ano em que aumenta muito o consumo de chocolates
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias