Itaboraí realiza Semana da Consciência Negra

às

O Fórum Permanente de Mulheres Negras de Itaboraí e o Coletivo Ponte Cultural, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Itaboraí (Sectur) realizaram ontem (18), no Esporte Clube Comercial, no Centro, a Semana da Consciência Negra, com o tema “Qual a cor da sua consciência?”.

Entre as atividades realizadas no evento, estão contação de histórias, palestras, apresentações musicais e culturais, desfile de moda, roda de capoeira, oficinas de trança, turbante e boneca abayomi e serviços de saúde, além de uma feira de empreendedorismo negro.

O subsecretário de Cultura e Turismo, Deivid Antunes, destacou a programação extensa como um dia de reflexão e agradeceu o público presente. “Esta reflexão é para toda a sociedade, mas vejo aqui muitos professores do Colégio Visconde de Itaboraí (Cevi) e alunos de formação de professores. Vocês tem a tarefa de falar sobre a desigualdade social e o racismo para seus futuros alunos”, pontuou Deivid, ao lado da subsecretária de Gestão e Ensino, Lúcia Helena Duarte.

Para o diretor executivo do Coletivo Ponte Cultural, Marcos Moura, o objetivo do evento vai além da temática da consciência negra. “Nenhuma pessoa branca hoje é responsável pelo o que aconteceu no passado, mas é responsável por mudar as atitudes do presente e futuro, e assim, viver e reproduzir um comportamento antirracista”, disse Marcos.

Segundo a presidente do Fórum Permanente de Mulheres Negras de Itaboraí, Elaine Arruda, a entidade realiza essas ações durante o ano inteiro, mas em alusão ao dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o projeto se faz necessário por representar a luta dos negros contra a discriminação racial e desigualdade social.

 

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias