No último fim de semana foi realizado o Grand Slam de Taekwondo, um dos torneios mais importantes da temporada 2019, que formou a mais nova versão da seleção brasileira das categorias adulto e juvenil. Entre os mais de 300 atletas que disputaram a competição, uma riobonitense fez bonito e por pouco não garantiu vaga na equipe verde amarela que disputará as principais competições da modalidade este ano. Lívia Souza, de 16 anos, ficou com o bronze na categoria até 46kg, mas acabou ficando de fora da seleção, já que apenas as duas primeiras colocadas (sendo uma titular e uma reserva) garantiam vaga. A competição foi toda realizada na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
Após um ótimo começo de competição, Lívia foi eliminada nas semifinais do torneio. Enfrentando a número 2 do ranking nacional, ela acabou sendo derrotada numa luta bastante equilibrada. “Ela teve um desempenho muito bom para uma atleta com menos de 1 ano de faixa preta. Estar entre as 10 melhores atletas do país não é fácil. Ela está de parabéns pela dedicação. Chegamos perto da tão sonhada vaga, mas não foi dessa vez. Agora é continuar trabalhando”, disse Vagner Menezes, treinador da atleta.
Vagner acredita que a vaga na seleção é uma questão de tempo. “Ela tem se dedicado bastante. Além do talento que já é dela, ela é uma menina muito esforçada. Está evoluindo a cada dia e, já já, vai chegar a seleção. Hoje temos uma atleta de altíssimo nível em nossa cidade. Fico bastante orgulhoso de ver a trajetória dessa menina, que começou a lutar aos 9 anos. Apesar de pouco apoio e de falta de estrutura para treinar, conseguimos colocar uma atleta entre as melhores do país. O sentimento é de dever cumprido”, revelou o treinador.
Em sua rede social, Lívia falou sobre a conquista. “Hoje digo para mim mesma: tenho orgulho de onde cheguei e tenho orgulho de dizer o quanto batalhei para chegar até aqui de cabeça erguida. Durante essa caminhada poderia ter desistido, mas, se eu tenho um sonho, vou até o fim. Hoje não foi a conquista do ouro, mas sim a conquista de que posso chegar no lugar mais alto do pódio, basta acreditar em Deus e deixa-lo agir, que tudo acontecerá no tempo certo”, postou.
O torneio reuniu mais 300 atletas e contou com quatro áreas de combates modernas e equipadas com o material utilizado nos Jogos Rio 2016.