Prefeitura de Maricá lança ‘Passaporte Universitário’

às

A prefeitura de Maricá lançou na última segunda-feira (11) o projeto Passaporte Universitário. O programa da Secretaria de Educação vai permitir que moradores da cidade, há no mínimo, cinco anos, tenham acesso a cursos de graduação, pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado em instituições educacionais de ensino superior renomadas.

O prefeito Fabiano Horta disse que tem a certeza que estão criando mais um programa importante para a cidade. “A gente acredita que a Universidade é um espaço para todos e queremos que as pessoas mais pobres possam ter esse acesso. O objetivo, num primeiro momento é financiar uma bolsa de estudos de 5 mil jovens. Seriam mil no primeiro semestre, dois mil no meio do ano e mais dois mil no fim do ano”, explica.

No primeiro semestre de 2019, serão concedidas 1000 bolsas universitárias sociais. Destas, 700 serão para candidatos que se enquadrem nos critérios de seleção de renda (entre quatro e seis salários mínimos), sendo 300 para pessoas que já estão cursando nível superior e 400 bolsas para pessoas que não estejam matriculadas em nenhuma instituição de ensino superior pública ou privada.

As outras 300 serão bolsas universitárias de excelência, garantindo 100% da mensalidade e divididas entre 180 candidatos que tenham cursado o ensino médio em rede pública e obtido nota superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 120 para os demais candidatos que tenham alcançado pontuação superior a 450 pontos no ENEM.

O prefeito também contou que deseja instalar o Polo Universitário de Maricá. “As universidades já estão vindo para a cidade. A Faculdade de Vassouras reformou toda a antiga (faculdade) Severino Sombra. Está com curso pronto, o MEC já esteve lá, e vai reabrir com o nome de Faculdade Maricá”.

Aproveitando o momento, Fabiano também disse que outras universidades vão chegar na cidade. “O edital está aberto. Até o momento, seis universidades já se apresentaram e preencheram os requisitos que pudessem entrar em Maricá. Algumas outras estão atrás de documentação ainda, pontuou o prefeito.

Os estudantes interessados deverão se inscrever até o dia 24 de fevereiro, através do site do Passaporte Universitário (www.passaporteuniversitario.marica.rj.gov.br) e preencher os requisitos do Edital do Aluno.

Universidades credenciadas

– Fundação Educacional Severino Sombra (reformada pela Universidade de Vassouras e reabrirá como Faculdade de Maricá)

– Estácio de Sá

– Associação Brasileira de Educadores Lassalistas – UniLassale

– Fundação Educacional Serra dos Órgãos UniFeso

– Campanha Nacional de Escolas de Comunidade – Cenecista

Veja também

Rio Bonito sedia a emocionante Taça Brasil de Ciclismo, que acontece entre os dias 14 e 16 de junho de 2024
às
A Prefeitura de Maricá segue com inscrições abertas para o Programa Corujinhas, que recebe alunos de 1 a 10 anos
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias