Itaboraí comemora seu aniversário de 186 anos com festividades

às

Dia 22 de maio é dia de festa e comemorações na cidade de Itaboraí. Na data, o município completa 186 anos de Emancipação Político-Administrativa e 452 anos de história. E iniciando as festividades, o tradicional hasteamento das bandeiras oficiais e o Desfile Cívico Escolar foram realizados na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, ao som da Banda da Guarda Municipal e coral do projeto Conviver com Idoso, reunindo milhares de pessoas que foram até o local para prestigiar o evento.

Como acontece sempre na mesma data, há 186 anos, o Desfile Cívico encantou e levou muita emoção aos expectadores. Ele foi aberto com uma exibição de carros antigos, realizado pela Associação de Veículos Antigos de Itaboraí.

“É com muita alegria que hoje, 22 de maio, comemoramos mais um aniversário de Itaboraí. Mas sabemos que muito mais ainda precisa ser feito. Queremos transformar a Saúde como transformamos a Educação, que entregamos uniformes completo, kits escolares e merenda de qualidade. Vamos transformar com a força dos moradores da cidade”, comentou o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza.

O Desfile Cívico seguiu sua apresentação com a banda da Guarda Mirim, seguida dos alunos da Clínica-Escola do Autista; alunos da Associação Pestalozzi de Itaboraí; alunos do Espaço de Atendimento ao Desenvolvimento Integral (EADI) – Professora Eliane da Silva Barbosa; idosos do Projeto Conviver com Idoso e do Centro de Referência da Educação Municipal do Idoso de Itaboraí – Cremii. Também desfilaram todos os 22 Centros Municipais de Educação Infantil – Cemei, somando uma média de 115 instituições entre municipais, estaduais, particulares e equipamentos da cidade.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Osório de Souza, destacou o dia de hoje, como um dia de festa, por conta da comemoração dos 186 anos de emancipação política-administrativa de Itaboraí e seus 452 anos de história. “Neste momento basta apenas agradecer. Agradecer a Comissão dos festejos e todos os envolvidos diretos e indiretamente. E principalmente aos alunos, pais, diretores e professores que fizeram a festa hoje, abrilhantando o desfile na avenida. Parabéns pelo evento lindo, a altura que o nosso município merece” disse Osório.

Muito feliz em mais um ano poder participar do evento, a aluna Maria Gomes de Souza, não conseguia esconder sua satisfação. “Todo ano desfilo pela minha escola e pela cidade com muita felicidade, pois estou viva para participar de momentos como esses”, disse a aluna do Centro de Referência da Educação Municipal do Idoso de Itaboraí – Cremii, Maria Gomes, 73 anos.

O aluno da Guarda Mirim, do EADI, contou que o projeto é muito importante para sua vida. “É a primeira vez que desfilo e toco no desfile cívico. Foi muito bom, estava ansioso para este momento. Na banda aprendemos a tocar o instrumento escolhido e temos uniforme, tudo organizado e eles também fornecem a nossa alimentação durante o período de aula”, comentou Gabriel Souza, de 11 anos.

Durante a apresentação da Escola Municipal Arquimedes de Andrade, em Calundu, o aluno cadeirante Gustavo Martins, 9 anos realizou o seu sonho, de conhecer o prefeito Dr. Sadinoel. O menino foi além, e conversou e tirou foto com o chefe do Executivo. “Eu estava ansioso, porque é a primeira vez que desfilo. E desfilei com a intenção de conhecer pessoalmente o prefeito e consegui. Estou muito feliz”, disse o estudante.

Júlia Vitória da Costa, de 10 anos, estudante do 4º ano, da Escola Municipal Doutor Adhemário Rodrigues de Oliveira, no bairro de São Joaquim, falou como foi participar do desfile pela primeira vez. “Gostei muito de desfilar, vou querer fazer isso mais vezes”, contou a menina enquanto sorria ao lado da mãe, Débora da Costa, de 37 anos. “Esse ano o desfile está mais organizado, estou gostando muito. E as crianças da escola dela receberam os uniformes completos”.

Ao todo, aproximadamente 450 funcionários da Prefeitura ficaram envolvidos no evento. Dentre eles, servidores das secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo; Segurança e Defesa Civil; Transportes; Obras e Serviços Públicos; Desenvolvimento Econômico e Integração com o Comperj; Desenvolvimento Social; Esporte e Lazer; Governo; Saúde; Chefia de Gabinete e Itaprevi.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social esteve presente oferecendo as atividades de bola mania e tatuagem criativa para as crianças. Além de orientação sobre os programas Cras – Centro de Referência de Assistência Social; Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Bolsa Família; Ceam – Centro Especializado em Atendimento à Mulher Vítima de Violência; Centro Pop e Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Finalizando o desfile, o Espaço Universitário e as Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo, e de Desenvolvimento Social desfilaram com seus servidores e participantes. E ainda o prefeito, que desfilou com os servidores da Educação. O encerramento ficou por conta da União dos Amigos e Cavaleiros de Itaboraí, com sua 20ª Cavalgada.

Outros eventos comemorativos

Simultâneo ao desfile, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, o público pode visitar, gratuitamente, a exposição sobre a História de Itaboraí, com fotos e materiais encontrados por meio de escavações realizadas na cidade.

“É muito bom podermos entrar em contato com essa história e conhecer um pouco mais da nossa cidade”, comentou o morador de Santo Expedito, Roberto Jesus.

Ainda, no prédio da Casa de Câmara e Cadeia, 30 artesãos tiveram oportunidade de expor seus trabalhos. São materiais feitos em tecido, feltro, pvc e diversos materiais que se transformaram em bolsas, toalhas, artigos de decoração e demais utilidades.

E em frente à Igreja Matriz São João Batista, uma exposição de carros antigos, organizada pela Associação de Veículos Antigos de Itaboraí. Ao todo, 14 automóveis ficaram expostos, dentre eles, fusca, Mp Lafer, Opala, Mercedes, Calhambeque entre outras relíquias.

E ainda o Festival de Jogos do PAEC – Programa de Apoio às Escolinhas Comunitárias de Itaboraí, com partidas de futebol no Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão. E o Festival de Lutas na quadra da Praça Marechal Floriano Peixoto, centro durante a tarde.

Veja também

Criminosos e advogados tiveram acesso à senha do funcionário do Ministério Público para acessar processos judiciais que envolviam a facção.
às
Programação marcou primeiro dia, começando com oficina de maculelê com alunos da rede municipal
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias