Policiais Militares da 3ª Cia. prenderam, no último dia 17, no bairro Mangueira, em Rio Bonito, cinco homens por associação ao tráfico de drogas. Os presos são todos de São Gonçalo, com exceção de Uirlei da Silva Cordeiro, que na localidade é conhecido como “Bonecão” e seria o responsável pelo comércio da droga na comunidade. Durante a operação, houve intensa troca de tiros entre os criminosos e os policiais.
Com os presos, foram apreendidos uma pistola Bereta, calibre 9mm com numeração raspada; uma pistola Cherokee, calibre 9mm com carregador alongado; um carregador municiado com 15 munições intactas, calibre 9mm; um revólver, calibre 38, com três munições intactas e três deflagradas; dois rádios transmissores, dois fogos de artifício e um carregador de rádio transmissor.
Os presos foram identificados como Michel de Souza, Lucas Rafael Barbosa Ribeiro, Lucas Fontoura Vieira de Souza, Uirlei da Silva Cordeiro e Jairo Conceição de Abreu Júnior. Um deles usava tornozeleira eletrônica. De acordo com o registro feito na 119ª DP (Rio Bonito); a Polícia Militar vinha recebendo diversos telefonemas denunciando que indivíduos armados estavam traficando drogas no bairro.
A operação montada dividiu os policiais em dois grupos. O primeiro seguiu pela mata, onde as denúncias noticiavam que os marginais estavam escondidos. O primeiro preso foi detido na mata. Ele portava um rádio transmissor. Ao perceber a ação os demais dispararam contra os agentes da lei enquanto fugiam para o outro lado. Na rua eles foram surpreendidos pelo segundo grupo de policiais, onde ocorreu novo confronto. Na troca de tiros o marginal identificado como Jairo, que estava com o revólver 38, foi atingido. Percebendo a desvantagem os marginais deitaram no chão e se renderam.
Todos foram encaminhados 119ª DP para registro protocolares. Posteriormente foram encaminhados a 118ª DP (Araruama) para Central de Flagrantes, onde foram presos conforme o Art. 35 da Lei 11.343/06 (associação ao tráfico). Michel, Lucas e Jairo também foram arrolados no Artigo 16 da Lei 10.826/03 (porte ilegal de arma).