Diversas escolas de Rio Bonito já receberam melhorias e reformas nas últimas semanas. Até agora, foram beneficiadas as Escolas Municipais Honesto de Almeida Carvalho (EMPHAC), na Mangueirinha, Bairro Olaria (Ipê), Luís José de Moraes (Chavão), Doir Avelino de Araújo e Posse, no Sambê, além da creche Cândido Moreira Soares. Nesta semana, a secretaria de Educação anunciou a realização de obras de reforma na escola municipal Dr. Albino Thomaz de Souza Filho, no BNH, e no Espaço Municipal de Ensino Supletivo (EMES), no Centro.
Segundo a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes, essas obras são necessárias, já que rede municipal de Rio Bonito iniciou as atividades do ano letivo 2019 com um aumento aproximado de 700 novos alunos. Para suportar esse aumento, segundo ela, algumas unidades escolares tiveram que passar por reformas para se adequar e não prejudicar o trabalho dos profissionais da educação e, consequentemente, a qualidade do ensino.
Na Escola Municipal Dr. Albino Thomaz de Souza Filho, no BNH, por exemplo, o trabalho já está bem adiantado. Estão sendo feitas obras de pintura geral da parte externa (muro e portão) e nas seis salas de aulas, além da troca do poste de iluminação, reparo do telhado, reforma do refeitório e revisão da parte elétrica e hidráulica, que resolveu os problemas de goteiras e infiltrações que o prédio vinha enfrentando. A diretora da escola, Flávia Guimarães Cordeiro, afirmou que todo esse trabalho está sendo feito sem prejudicar o andamento das aulas.
“A escola está recebendo melhoria em toda sua parte interna e na parte estrutural, com pintura das salas de aulas e também do prédio onde funciona a pré-escola. A nossa ideia é reformar todo interior, melhorando a parte elétrica e hidráulica, acabando com fiações expostas, lâmpadas queimadas e melhorar o ambiente escolar com salas mais claras e amplas”, afirma a diretora.
Já o Espaço Municipal de Ensino Supletivo (EMES), que esse ano completa 16 anos de fundação, está recebendo um “grande presente” de aniversário. O colégio, que, oferece aulas de educação à distância e de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), ganhou pintura geral em todas as 10 salas de aulas, reparo do piso e na alvenaria, reparo no telhado, troca dos vidros das janelas, revisão da parte elétrica e hidráulica, além de reforma dos banheiros. As obras, que começaram em maio, terminam ainda este mês.
“Nesse momento estamos realizando uma reestruturação de toda rede municipal de ensino, tanto em relação ao trabalho pedagógico que é feito nas escolas, onde os professores estão sempre passando por reciclagem, como nas estruturas de trabalho que são oferecidas no colégio, que vem recebendo obras”, afirma a secretária de Educação.
Fotos: Galileu