Brasileiros têm bom desempenho no surf em primeiro dia em Saquarema e avançam para terceiro round

às

Onze brasileiros se classificaram direto para a terceira fase da etapa de Saquarema do circuito mundial de surf, a Oi Rio Pro. Os surfistas venceram cinco das 12 baterias da primeira fase, realizadas durante a manha e a tarde de ontem (20), entre eles o bicampeão mundial e atual detentor do título Gabriel Medina e o vencedor da etapa de Saquarema em 2018, Filipe Toledo.

As duas únicas representantes do Brasil no CT, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb, disputaram a mesma bateria no primeiro round em Saquarema, contra a australiana Sally Fitzgibbons, e também se classificaram para a terceira etapa do circuito. A wildcard Tainá Hinckel, de apenas 16 anos, conseguiu a classificação para a terceira rodada nesta sexta-feira (21), ao vencer a primeira bateria da repescagem contra as experientes Sally Fitzgibbons e Nikki Van Dijk com um somatório de 11.10.

Um dos brasileiros, Matheus Herdy, não competiu porque estava machucado. Mais dois brasileiros, Alex Ribeiro e Peterson Crisanto não conseguiram se classificar direto e disputam a segunda fase (repescagem) para tentar avançar.

Na disputa das mulheres na quinta-feira (20), na bateria 5, a rival “gringa” das brasileiras não teve muitas chances. Weston-Webb levantou a torcida presente com boas manobras, e Silvana Lima não ficou atrás. A diferença entre as duas foi de apenas 0.1; Lima levou a vitória com um somatório de 13.20 contra 12.10 de Tatiana. O destaque da modalidade feminina no dia foi a havaiana Carissa Moore, que venceu sua bateria de número 250 na carreira com uma onda nota 8.

Manobras de Gabriel Medina agitaram torcida nas areias da Praia de Itaúna (Foto: WSL/Thiago Diz)

Queridinho do público que lota as areias da praia de Itaúna, Gabriel Medina busca seu primeiro título em uma etapa de Saquarema. “É muito bom ter o suporte de todo mundo, muita gente assistindo na praia. A gente não tem isso em nenhum lugar no mundo, então é especial”, disse o bicampeão mundial.

Ítalo Ferreira, que é o brasileiro mais bem colocado no mundial deste ano, na terceira posição, também venceu sua bateria. Ele negou que sua colocação no ranking, que o coloca numa situação privilegiada na disputa por uma das vagas olímpicas, o esteja pressionando. “Só estou tentando fazer o meu melhor”, disse.

Entre os destaques desse primeiro dia do mundial está a volta de Adriano de Souza, campeão mundial de 2015, que ficou de fora das quatro primeiras etapas do circuito por causa de uma contusão. Mineirinho, como é conhecido, se classificou em segundo na sua bateria. “Fico feliz por ter surfado e ter passado na minha bateria. Agora é focar nos próximos dias”, disse o atleta, que disse acreditar que não ter muitas chances de ir para a Olimpíada por ter entrado no circuito apenas na quinta etapa.

Os brasileiros que avançaram, na categoria masculina, são Jadson André, Gabriel Medina, Yago Dora, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Ítalo Ferreira, Deivid Silva, Caio Ibelli, Willian Cardoso, Michael Rodrigues e Jessé Mendes. Já na feminina, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb também se classificaram.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias