O município de Maricá decretou situação de emergência em saúde pública. O anúncio foi feito pelo prefeito Fabiano Horta durante coletiva de imprensa na tarde de hoje (18), no pátio da Prefeitura. Na oportunidade, o chefe do Executivo falou sobre as novas medidas adotadas pela Prefeitura para impedir a disseminação do vírus na cidade.
Horta revelou ainda que o município registra, até o momento, nove casos suspeitos de coronavírus. Como prevenção, a Prefeitura de Maricá suspendeu todas as funções púbicas até a próxima terça-feira (24), exceto os serviços emergenciais. O objetivo é diluir o movimento nos ônibus que circulam na cidade, reduzindo assim a propagação do vírus. Bares e restaurantes funcionarão das 11h às 15h e das 18h às 22h, com apenas 30% da capacidade.
A prefeitura irá recolher os equipamentos de prática esportiva nos núcleos dos programas oferecidos pela Secretaria de Esporte e Lazer a fim de evitar a aglomeração. Foram suspensas as próximas etapas de processos seletivos para agentes da Defesa Civil e a convocação para o exame admissional dos cargos de especialistas e o exame admissional para os cargos vinculados à Secretaria de Educação.
A Prefeitura antecipou para a próxima semana a campanha de vacinação contra o vírus influenza (H1N1) – a campanha seria realizada em maio. Os profissionais de Saúde serão imunizados nas unidades em que trabalham, enquanto os idosos, público alvo da ação, receberão visitas em suas casas, previamente agendadas, das equipes da Secretaria de Saúde, que farão a vacinação.
O recadastramento do Bilhete Único Universitário (BUU) teve o recadastramento dos estudantes adiado para o período entre 4 a 29 de maio.