Os alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro terão aprovação automática em 2020 a despeito das notas que apresentarem, de acordo com publicação do Diário Oficial desta quarta-feira (14).
Segundo a publicação, “os resultados obtidos pelos estudantes não ensejarão reprovação, excepcionalmente para o ano letivo de 2020”.
O secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, afirmou que em um ano atípico como tem sido 2020, não há possibilidade de reprovação.
“Em 2021, com o retorno total das aulas presenciais, será feito um diagnóstico com cada aluno, para que seja possível estabelecer um itinerário pedagógico e corrigir o déficit nas disciplinas principais”, disse o secretário.
Também foi publicado no Diário Oficial desta quarta (14) que em 2020 o ano letivo será caraterizado como “Ciclo de Aprendizagem”, com que teve início em fevereiro e terminará no dia 22 de dezembro, colocando fim à divisão por bimestres.
Na última sexta-feira (9), o Governo do Rio anunciou que as aulas na rede estadual de ensino retornam no dia 19 de outubro. Retorno é válido para alunos da 3ª série do ensino médio, nas modalidades regular, técnico e ensino de jovens e adultos. Alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio não retornam esse ano.
Para preparar a retomada das aulas, o Governo do Estado estabeleceu protocolos, publicados em Diário Oficial, garantindo as regras de segurança para alunos, professores e funcionários.
“A Educação irá voltar. E a questão principal é como retornar. Tenho dito que esse retorno precisa ser responsável. São quase 42 mil alunos da rede que vão fazer o Enem. Além disso, quero ressaltar que a Secretaria de Educação trabalha a todo vapor para apresentar um plano de retorno para o ano que vem, com 100% dos alunos ou perto disso. Não dá para brincar com a área de Educação. O ensino e o conhecimento são prioridades do Governo do Estado”, afirmou o governador em exercício, Claudio Castro.