Guarda Municipal intensifica ações preventivas nas ruas de Itaboraí

às

Quem passa pela Avenida 22 de Maio, via principal que corta o Centro de Itaboraí, já consegue perceber uma sensação de segurança maior desde os primeiros dias da nova gestão. Completando um mês nesta sexta-feira (05/02), a operação de patrulhamento preventivo da Guarda Municipal pode ampliar ainda mais o alcance a partir do mês que vem, com a retomada de um monitoramento eletrônico.

Seguindo o previsto no Estatuto Geral das Guardas Municipais (lei nº.: 13.022/2014), os agentes de Itaboraí iniciaram, no dia 5 de janeiro, uma reformulação de atuação nas ruas. A principal delas foi a instalação de uma base móvel em um dos pontos mais movimentados do centro da cidade, por um período de 12 horas (7h às 19h).

O ônibus, fruto de uma parceria com o Governo Federal em 2014, através do programa “Crack, é possível vencer”, voltará a monitorar a cidade por meio de quatro câmeras de vigilância. Parada há cerca de três anos, devido a falta de manutenção do equipamento de monitoramento, a base móvel passou por uma avaliação de técnicos da Prefeitura e a previsão é que as câmeras voltem a funcionar já no mês de março.

Essa reestruturação da Guarda Municipal de Itaboraí é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Segurança Pública, que pretende intensificar as ações preventivas no município.

“A visão da nossa gestão é estar cada vez mais próxima do cidadão. Queremos intensificar as ações nos bairros, nas escolas e em espaços públicos, interagindo com a população e com as demais forças de segurança de Itaboraí”, explicou o secretário Heitor Baldow.

Atualmente, a Guarda Municipal de Itaboraí conta com efetivo de 181 agentes, divididos em quatro setores: Grupamento de Especial de Proteção Ambiental (GEPAM); Grupamento Especial de Ronda Escolar (Gere); Grupamento Especial de Trânsito (GET); e Banda.

Além da base móvel, os agentes possuem outros três pontos fixos de patrulhamento com viaturas baseadas: Venda das Pedras, Praça Alarico Antunes (Centro) e Praça Marechal Floriano Peixoto (Centro). Uma ronda periódica também é realizada em Outeiro das Pedras.

“Os pontos escolhidos são estratégicos diante da mancha criminal identificada no município e já estamos recebendo retornos positivos da população. Isso é o mais importante, aproximar e entender as demandas dos moradores”, afirmou o comandante da GM de Itaboraí, Alexandre Barbosa.

A população pode acionar a Guarda Municipal por meio do canal de telefone 153. Morador de Itambi, o vendedor Marcos Castro, de 32 anos, conta que passou a andar com mais segurança pelo Centro, onde trabalha, a partir da instalação da base móvel.

“Não tenho dúvidas que apenas a presença dos guardas aqui no Centro já é suficiente para inibir uma possível ação de bandidos. Itaboraí estava precisando mesmo de uma mudança urgente”, desabafou o trabalhador.

Veja também

Uma mulher e três homens foram assassinados no dia 19 de junho deste ano, no bairro Cidade Nova.
às
Itens como geladeiras e máquinas de lavar são vistos no veículo
às
De acordo com os agentes, a tentativa de feminicídio, que foi impedida pelo irmão da vítima, teria ocorrido cerca de duas semanas atrás
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias