Prefeitura de Itaboraí realiza ações de plantio pela cidade

às

Não reclame do calor, plante uma árvore. A frase famosa nas redes sociais está sendo levada a sério pela Prefeitura de Itaboraí. Desde início de fevereiro a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca realizou nove grandes ações de plantio de mudas nos bairros da cidade.

Uma parte das mudas vieram do Horto Municipal, em Pachecos, e outras estão sendo enviadas através de uma parceria da pasta com os hortos dos municípios vizinhos. São centenas de mudas de ipê mirim, limão, pitanga, cajá, ameixa, amora, crotón e margaridas, que estão sendo plantadas nas praças, pontos de ônibus e canteiros das vias públicas.

A escolha de árvores frutíferas simboliza o resgate da cultura de produção do município, como explica o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Abílio Pereira. “Queremos resgatar a história da produção de frutíferas na cidade. Esperamos que a população, principalmente as crianças, conheçam as frutas e saibam todo o processo antes de chegar nos mercados”.

No último dia 10, durante a edição do ‘Mutirão de Serviços’, a praça de Apolo II recebeu atenção especial da Prefeitura. Os canteiros que antes estavam lotados de lixo e entulho, foram limpos e preparados para serem a primeira praça agroecológica de Itaboraí. A experiência foi tão positiva que o projeto também foi levado para praça de Itambi. Os moradores desses bairros agora poderão colher legumes, verduras, frutas e hortaliças.

A Praça Alarico Antunes, no Centro, a pedido dos comerciantes e transeuntes, recebeu também mudas de ipê mirim, crotón e margaridas. Quem passa pela Av. 22 de Maio, pode acompanhar agora o desenvolvimento das árvores plantadas no canteiro central. A intenção é reflorestar toda a via que corta grande parte do município.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca informa que estuda junto com as direções de 14 escolas municipais e de seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) implementar um projeto de horta. E que em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente buscará reflorestar a comunidade do Rato Molhado, em Rio Várzea. Itaboraí vai ficando mais verde assim.

Veja também

O caso envolve as mortes de 96 bebês em uma clínica pediátrica em Cabo Frio, nos anos 1990
às
Ao todo, cursos de 13 áreas diferentes serão ofertados na unidade
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias