A população de Tamoios, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, vai poder contar com uma ação inédita que vai aproximar a Polícia Civil de crianças, mulheres e idosos vítimas de violência no segundo distrito.
O Serviço de Apoio de Combate à Violência Doméstica Infantil e ao Idoso vai passar a funcionar a partir desta quarta-feira (24). Os moradores que forem vítimas de algum tipo de violência e que precisarem abrir um registro de ocorrência poderão se dirigir ao DPO de Unamar.
O atendimento nesta quarta será realizado das 11h às 14h. No primeiro momento, os atendimentos serão realizados uma vez por semana e pode ser estendido de acordo com a demanda.
A ação é uma parceria entre Polícia Civil, Prefeitura e Polícia Militar, que cedeu o espaço no DPO para o atendimento.
A ONG Instituto Sol Nascente de Tamoios também está envolvida na ação. O instituto contribuiu para a junção das autoridades e vai disponibilizar profissionais como psicólogos, assistentes sociais e pedagogos para receber e acolher a população.
“O objetivo inicial é atender mulheres, idosos e crianças que tenham sofrido alguma violência. Muitas vezes essas pessoas não denunciam por causa da distância da delegacia. Às vezes elas não têm nem dinheiro pra passagem. Vamos fazer esse primeiro acolhimento e ajudar a fazer essa ponte com a polícia que agora vai estar mais perto”, disse Nelly Rikardsen, fundadora do Instituto.
Uma cerimônia foi realizada na segunda-feira (22) com a presença do delegado da 126ª DP Carlos Eduardo Almeida; do comandante do 25º batalhão da PM cel. Rodrigo Ibiapina; da vice-prefeita Magdala Furtado; tenente Cristiano, comandante do DPO de Tamoios; delegada de prerrogativas da OAB Roseane Gomes e membros do Instituto Sol Nascente.
O DPO de Unamar fica na Av. Independência, 2453, próximo à Rodovia Amaral Peixoto.
A sede do Instituto Sol Nascente de Tamoios fica na Rua das Pacas, quadra 21 lote 453, Condomínio Bougainville 3.
Fonte: g1.globo.com