Rio das Ostras planeja implantação de Instituição de Longa Permanência para Idosos

às

O crescente aumento da população idosa é um fenômeno que vem ocorrendo em escala global. No Brasil, em todos os municípios, a população envelhece, aumentando a procura por serviços públicos e a demanda por políticas públicas de atenção à pessoa idosa. Segundo a Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, o Censo IBGE 2010 mostrou que quase 14 mil pessoas com 60 anos ou mais necessitam de ações de políticas públicas.

Em Rio das Ostras, a Prefeitura já está em fase de planejamento e estudo para implantação de uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI), acompanhando a tendência sociológica do Brasil. Atualmente, essa demanda é realizada por meio de Termo de Cooperação com a Casa dos Velhinhos em Casimiro de Abreu, cidade vizinha.

“Pensando em melhorar cada vez mais o atendimento a esse público que merece toda atenção e assistência por parte do poder público e de toda sociedade, é que essa gestão está mobilizada e engajada no estudo e planejamento para a implantação de mais um serviço que irá compor a Rede do Sistema Único de Assistência Social para a comunidade riostrense. Nossa gestão tem um olhar atento às demandas do idoso e identifica a necessidade de uma política para acolher prioritariamente este público que convive sem a família, em situação de vulnerabilidade e risco social. Já estamos trabalhando todo projeto arquitetônico do local”, disse Eliara Fialho, secretária de Bem-Estar Social.

Em Rio das Ostras já estão sendo realizados estudos das Legislações da Política em Atenção à Pessoa Idosa. Para isso, foram realizadas visitas a ILPI para melhor conhecer a estrutura física, a funcionalidade e o projeto de atendimento aos acolhidos, recursos humanos, normas técnicas, rotinas, entre outros.

Estas ações vão proporcionar atendimento integral com serviços especializados, que visam a proteção, saúde física e emocional, cuidados pessoais e o convívio sócio-familiar do idoso no seu município.

O Prefeito Marcelino ressalta que “a pessoa idosa precisa estar próximo dos seus familiares ou da sua comunidade e que o município precisa ter uma ILPI para garantir que esse atendimento seja realizado aqui, para facilitar a convivência e para que ela não se sinta deslocada”.

Veja também

Ela foi convocada para esclarecer publicidades feitas com jogos de azar online.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias