Conscientização para reforçar luta contra a Tuberculose no município

às

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Programa de Controle da Tuberculose, realizou uma palestra de conscientização contra a doença, na manhã desta quarta-feira (10/08), na Unidade de Saúde da Família em Santo Expedito. A ação foi promovida em alusão ao Dia Estadual de Luta Contra a Tuberculose, celebrado no último dia 6.

O evento, com o tema “Todos Juntos pelo Fim da Tuberculose”, contou com atividades educativas de mobilização social, afim de difundir conhecimentos sobre os cuidados, sinais e prevenção à doença. De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes, é importante ressaltar que a doença tem cura.

“O objetivo é orientar a população sobre a tuberculose, que tem tratamento e cura. Intensificamos as ações para conscientizar a população. É importante que quem apresentar tosse por três semanas procure uma unidade de saúde”, disse.

A tuberculose é uma doença transmissível causada por bactérias que atingem principalmente os pulmões, podendo atacar também outras partes do corpo, como por exemplo ossos, pele e rins. Quando sintomática, é caracterizada por tosse com ou sem catarro há mais de três semanas, perda de peso, sudorese noturna, perda de apetite, febre baixa no final do dia.

Após o diagnóstico, o tratamento é feito por meio de remédios indicados por um médico. A enfermidade pode ser transmitida por tosse, fala e espirro. Em Itaboraí, pessoas com sintomas ou diagnosticadas com a doença podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira.

O diagnóstico e o tratamento são oferecidos no centro de referência, que fica ao lado da Unidade Básica de Saúde Milton Rodrigues, no Centro.

Veja também

Agência explicou que o período chuvoso começou bem, o que favorece as hidrelétricas, cuja energia é mais barata.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias