O início oficial da campanha eleitoral é um período de alegria para os donos de pastelarias e barracas de feira, afinal, se tem uma agenda que todos os candidatos cumprem como obrigação é comer pastel para tentar mostrar aos eleitores que são gente como a gente. E neste início da ‘temporada do pastel 2022’, a novidade veio de Niterói, onde a Gran Pastel se antecipou e lançou um cardápio com os pastéis dos candidatos à presidência.
O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e os candidatos Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) possuem um sabor específico para chamar de seu, com as características de cada um, levando em contas algumas vezes o nome, as origens e os gostos pessoais dos presidenciáveis.
O pastel Bolsonaro, por exemplo, leva em conta o gosto já manifestado do presidente por leite condensado e tem recheio do mesmo, com chocolate branco e morango. Já o do ex-presidente Lula levou em consideração o nome e leva dentro um creme de Lula, com pequeno toque de chuchu em referência ao apelido do vice Geraldo Alckmin.
O pastel Ciro Gomes leva em consideração a origem nordestina do candidato e tem uma mistura arretada de carne seca, bacon e queijo muçarela, enquanto o Simone Tebet relembra a ligação da parlamentar com o agronegócio levando recheio de costela com barbecue e queijo provolone.
Com opções tão apetitosas, a Jurema tinha de ir provar cada um deles e conversou com a proprietária da Gran Pastel, Alexandra Vieira, que revelou de onde nasceu a ideia inusitada.
– Eu queria descontrair um pouco esse clima eleitoral, essa tensão. A gente sabe que os candidatos adoram comer pastéis, então por que não cada candidato ter o seu próprio pastel? Então eu peguei o nome dos quatro principais candidatos e fui conversar com a minha chefe de cozinha – contou Alexandra, que detalhou a confecção de cada um.
– O presidente Bolsonaro usamos o fato dele gostar de comer pão com leite condensado, mas como não dava para fazer um pastel disso, usamos o leite condensado em outra combinação. O do Ciro e da Tebet pensamos nas origens e trajetórias políticas e o do Lula, bastou usar o nome – completou.
Quem quiser provar o pastel do seu candidato favorito, pode procurar a loja de Niterói ou pedir pelo delivery de Botafogo, na Zona Sul. Só não vale brigar, inclusive, Alexandra Vieira dá uma sugestão, que foi aceita pela Jurema.
– Você não precisa pedir apenas o do seu candidato, como entre esses quatro tem salgado e doce, você pode comer o Lula e o Bolsonaro juntos. O importante são os amigos e familiares não brigarem e virem saborear os pastéis para celebrar as relações. Inclusive, quem sabe os candidatos não vem aqui um dia fazerem uma provinha de si? Convido a todos eles – finalizou.
Crédito: Jornal Extra