A Câmara Municipal do Rio aprovou nesta terça-feira (16) um projeto que inclui o Dia do Zé Pelintra no calendário oficial da cidade. A entidade cultuada pelas religiões afro-brasileiras, que tem como características marcantes o estilo boêmio e o gingado, foi reconhecida como um símbolo da cultura carioca. A data será celebrada todos os anos no dia 7 de julho.
O projeto de lei que cria o Dia do Zé Pelintra é de autoria do vereador Átila A. Nunes (PSD), que explicou que o objetivo da proposta apresentada na casa legislativa era reconhecer de forma oficial, o que o carioca já abraçou há anos de tradição:
—Zé Pelintra é conhecido por toda a cidade. Não é difícil encontrar pessoas que não são religiosas, mas que se identificam com a figura da divindade, presente no samba, nas rodas de pagode e até na moda do Rio com o tradicional chapéu panamá e terno de linho branco — afirmou Átila A. Nunes.
Durante a votação, houve apenas um voto contrário, do vereador Alexandre Isquierdo, do partido União Brasil. O projeto segue agora para sanção do prefeito Eduardo Paes.
Quem é Zé Pelintra
Embora tenha a sua imagem ligada à cultura carioca, Zé Pelintra é uma entidade oriunda da Região Nordeste do Brasil, cultuada no Catimbó. Na Umbanda, Zé é chefe da falange dos Malandros, onde se encontra Maria Navalha e outras variações apresentadas nos terreiros.
Crédito: O Globo