Buscando incentivar e expandir a prática do xadrez no município, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), realizou a 2ª edição do Torneio Aberto de Xadrez, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro. A competição foi realizada no último sábado (10/09) e contou com a participação de mais de 60 competidores de diferentes idades.
Após o sorteio dos duelos da primeira rodada, foi instaurado o modelo suíço de competição de xadrez, em que realizou-se o pareamento dos competidores de acordo com os resultados das rodadas. Os três primeiros colocados ganharam troféus e, ao final do evento, todos os participantes receberam um certificado de participação.
“Ver esse espaço cheio de competidores nos deixa muito feliz. O xadrez é de extrema importância já que promove estímulos como memorização e concentração. É importante frisar que a SEMEL trabalha diariamente para que outros eventos dessa magnitude aconteçam no nosso município. O esporte transforma vidas e temos certeza que diversos talentos de várias modalidades serão descobertos em Itaboraí”, disse o secretário interino de Esporte e Lazer, Ruan Abadias.
Vencedor da competição, o médico João Batista Rocha, de 72 anos, afirmou que a iniciativa serve para valorizar a modalidade e expandir a prática no município. “É importante ressaltar a importância desse tipo de competição para o xadrez. Na medida em que os eventos forem acontecendo, a modalidade é expandida e podemos descobrir novos talentos escondidos. Fico muito feliz de ter conquistado o torneio diante de grandes competidores”, disse o morador de Tanguá.
O dentista Wellington de Souza, que ficou na segunda colocação da competição, afirmou que a prática do xadrez serve para a evolução pessoal de cada um, já que aumenta a capacidade de raciocínio lógico e tomada de decisões.
“Praticando xadrez, conseguimos evoluir em diversos aspectos da nossa vida. A grande maioria dos praticantes utiliza a modalidade como hobby e forma de evolução em tomada de decisões. E ter um espaço para a realização dessas competições é muito importante para a cidade. É a segunda edição que participo e tenho certeza que terão outras”, disse o morador do Centro, de 62 anos.
Crédito: Secom Itaboraí